Scalabiswim fecha portas

  •  
  •  
  •  

O Scalabiswim – Clube de Natação de Santarém, após dois anos de atividade, fechou portas devido a dificuldades financeiras.

Em declarações ao jornal O Ribatejo, Maria José Dias, vice-presidente e fundadora do clube, afirma que o clube sentiu “muitas dificuldades” nestes dois últimos anos. “O problema do horário do técnico na primeira época, mas também problemas de relacionamento com as estruturas intermédias da Viver Santarém”, refere.

“Exigiam o pagamento de 15 euros/hora/pista, o que somaria cerca de 40 mil euros por ano, valor impossível de suportar pelo clube”. A Viver Santarém ficou, inicialmente, com as classes de competição mais jovens – Cadetes – mas, contrariamente ao que tinha acordado com o Scalabiswim, já alargou, na época anterior, a atividade aos Infantis, reduzindo ainda mais a base do clube, considerando que Cadetes e Infantis são classes de formação e não de competição. No entanto, quando consultamos os documentos orientadores da FPN, encontramos uma tabela em que se pode ler que a competição se inicia na classe de Cadetes” refere, ao mesmo jornal, Maria José Dias.

Parece-me que, durante dois anos, o Scalabiswim serviu para colmatar o vazio deixado na natação de competição e este ano, com a não disponibilização do técnico e a exigência do pagamento de pistas, caso tivéssemos um treinador que não trabalhasse na VS, vimo-nos forçados a fechar o clube. Ainda não temos estrutura financeira para o preço exorbitante pedido pela Câmara/EM, pois Santarém é o único sítio em que é exigido pagamento pelo uso das piscinas pelo único clube de natação do concelho,” revela a dirigente do clube.

A maioria dos nadadores do Scalabiswim desistiu da competição ou mudou de modalidade. Os campeões nacionais Beatriz Dias e Tiago Campos transitaram, esta época, para o Clube de Natação de Rio Maior.

“Apesar de tudo, valeu a pena esta aventura de dois anos, em que acompanhámos os nossos atletas fins de semana inteiros por todo o país, vimo-los crescer, enquanto pessoas e enquanto nadadores, tivemos vários campeões regionais e nacionais e levámos o nome de Santarém a todo o país, representando a cidade, julgo eu, de forma muito digna”, frisa Maria José Dias ao jornal O Ribatejo.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários