Miguel Pires diz que torneio em Espanha “vai ser exigente”

 
  

O selecionador Miguel Pires considera que o torneio feminino “Ciudad de Dos Hermanas”, que se realiza este fim de semana em Sevilha (Espanha), “vai ser muito exigente” para Portugal que terá como adversárias o CN Moscardó (Madrid) e o CW Dos Hermanas (Sevilha).

“Este torneio vai ser a primeira competição para a Seleção Nacional feminina, após o Campeonato da Europa que decorreu em janeiro, em Belgrado. Vai ser o primeiro momento de avaliação da equipa, após um interregno de 8 meses”, recorda o técnico nacional, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Natação.

“No momento em que se inicia a época de clubes, as atletas ainda estão à procura da sua melhor forma. Vamos treinar em competição, serão quatro jogos em dois dias. Vai ser muito exigente em termos físicos, mas é o que precisamos nesta fase”, frisa Miguel Pires.

“Apesar de os nossos adversários serem clubes, vai ser um torneio bastante competitivo, dado que são equipas da Divisão de Honra do campeonato espanhol e tem jogadoras de muito bom nível que ainda no passado mês de agosto participaram nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, revela Miguel Pires.

“Tendo como objetivo a qualificação para o Campeonato da Europa de Barcelona a disputar em julho de 2018, estamos certos que teremos que fazer muito mais do que até aqui para estar novamente presentes numa competição tão importante”, assume o técnico.

Há a registar a entrada de cinco novas jogadoras face ao Europeu de Belgrado, “pelo que serão criadas novas rotinas”, admite Miguel Pires.

Após esta participação, a Seleção Portuguesa vai manter a sua preparação já com vista ao Torneio de Matosinhos que se disputará no mês de dezembro.

“Percebemos que os países do 7.º ao 16.º do ranking europeu [Portugal é 10.º] estão a investir forte no polo aquático feminino e que para continuarmos na elite [são 12 as equipas que participam na fase final] vamos ter que melhorar muito em relação ao passado. Estou em crer que hoje, com a mesma preparação que realizámos para Belgrado, já teríamos muita dificuldade em conseguir a qualificação. Mas a evolução é um dos nossos objetivos, não podemos estagnar, pelo que continuo a contar com o apoio da nossa federação que tem feito um esforço notável para que o polo aquático tenha o seu lugar a nível internacional, mas essencialmente, e porque sem matéria prima não há resultados, a determinação e vontade das atletas que continuam a trabalhar forte e com qualidade diariamente junto dos seus clubes”, conclui Miguel Pires.

Convocadas: Ana Rita Pereira (ADDCEG), Inês Brito Nunes (WP9802), Ana Rute Estorninho (SLB), Inês Lino Tavares (ADDCEG), Cláudia Cristina Costa (AACL), Janete Soraia Sousa (CFP), Diana Cruz Almeida (CFP), Maria Beatriz Ferreira (CFP), Elisabete Lisboa Matos (CFP), Naida Guimaraes Mariani (CFP), Fátima Cristina Airosa (ADDCEG), Rafaela Oriana Duarte (AACL), Inês Brito Braga (WP9802). Os clubes indicados são os da época 2015/16.

Quadro técnico e Staff: Miguel Pires (Selecionador); Alexandra Chatillon (Treinadora); Jorge Cruz (Team Manager).

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários