Os portugueses Rafael Gil (28.º) e Vasco Gaspar (36.º) não conseguiram o apuramento para os Jogos Olímpicos na maratona masculina de qualificação de 10km que se realizou, este domingo, na baía de Setúbal, onde a China voltou a impor-se, tal como no feminino, com o triunfo de Lijun Zu.
Numa primeira volta de estudo mútuo entre os principais candidatos à qualificação para o Rio de Janeiro, foi o campeão olímpico Ous Mellouli (Tunísia) que assumiu as despesas da corrida ao passar com o crono de 22.28,1 minutos. Rafael Gil seguia como melhor português com o 36.º posto a 13,4 segundos do líder da prova. Não muito longe, Vasco Gaspar passava em 44.º com um atraso de 16,1 segundos relativamente ao primeiro classificado.
Os portugueses, não querendo perder o ‘barco’ da frente, aceleraram na segunda volta, aproveitando o ritmo menos forte dos ‘motores’ da frente, e Rafael Gil trepou até ao 20.º posto a 11,4 segundos do novo líder Kirill Abrosimov (Rússia). Vasco Gaspar também subiu muitas posições (25.º), surgindo a 13,5 segundos da primeira classificada.
A terceira volta ficou marcada pela desclassificação do venezuelano Diego Vera que vinha nos lugares cimeiros da corrida. Abrosimov manteve a liderança. Inversões de posições no lado português. Vasco Gaspar passou no 37.º lugar a 20,3 segundos do líder e Rafael Gil na 39.ª posição a 20,7 segundos de Abrosimov.
Com o húngaro Gergely Gyurta, que vinha com rótulo de candidato ao apuramento, a ser desclassificado a meio da prova, a quarta volta registou novo líder, o polaco Mateusz Sawrymowicz. Vasco Gaspar continuou a ser o melhor português com o 34.º lugar a 23,6 segundos do primeiro lugar, seguido de Rafael Gil em 43.º a 33,0 segundos.
O australiano Jarrod Poort, vencedor da etapa da Taça do Mundo de Setúbal em 2014, assumiu o comando no final da quinta volta. Já muito longe da qualificação surgiram Vasco Gaspar no 35.º lugar a 57,9 segundos do primeiro classificado e Rafael Gil na 39.ª posição a 1.14,8 minutos do australiano.
Resguardando-se bem ao longo da prova, o chinês Lijun Zu assumiu a liderança na última volta e nunca mais a largou, vencendo com o registo de 1:52.18,2, à frente do alemão Christian Reichert com 1:52.20,4 e do equatoriano Ivan Enderica com 1:52.22,6.
Rafael Gil, com uma notável recuperação, conseguiu terminar a prova no 28.º lugar a 1.55,2 minutos do vencedor, enquanto Vasco Gaspar foi 36.º a 2.12,3 de Lijun Zu. Terminaram a competição 53 nadadores.
Nadadores qualificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro:
1.º Lijun Zu (China)
2.º Christian Reichert (Alemanha)
3.º Ivan Enderica (Equador)
4.º Evgenii Drattcev (Rússia)
5.º Ous Mellouli (Tunísia)
6.º Richard Nagy (Eslováquia)
7.º Jarrod Poort (Austrália)
10.º Yasunari Hirai (Japão)
11.º Chad Ho (África do Sul)
12.º Ventsislav Aydarski (Bulgária)
14.º Mark Papp (Hungria) – Vaga continental
18.º Erwin Maldonado (Venezuela) – Vaga continental
19.º Kane Radford (Nova Zelândia) – Vaga continental
24.º Vitaliy Khudyakov (Cazaquistão) – Vaga continental
31.º Marwan Elamrawy (Egito) – Vaga continental