Rafael Gil não conseguiu concretizar “o grande sonho” de estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas já pensa em cumprir “o sonho de Tóquio” em 2020.
O nadador português classificou-se no 28.º lugar (1:54.13,4) na maratona de 10km de qualificação para os Jogos de 2016, que decorreu este domingo na baía do Sado, em Setúbal.
“Não conseguiu o grande sonho de estar nos Jogos do Rio de Janeiro, segue-se o sonho de Tóquio. Estarei cá daqui a quatro anos a lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos. Até lá espero participar nas principais competições internacionais”, afirmou o atleta da SFUAP.
“A prova não foi muito dura em termos de ritmo nas primeiras voltas. Só na quarta volta é que houve um corte no grupo da frente. Houve muita ondulação, correntes fortes, mas acima de tudo muito contacto físico”, referiu.
Rafael Gil revelou que ainda acreditou no apuramento: “Houve uma mudança de ritmo na quarta volta, ainda acreditei no apuramento até à terceira volta. Recuperei, na última volta, mais de 10 lugares, foi uma prova muito dura”, concluiu.