O presidente da Federação Portuguesa de Natação exultou, esta quinta feira, as alterações publicadas em Diário da República relativas à obrigatoriedade de nadadores salvadores nas piscinas.
“Finalmente. Na sequência das iniciativas da FPN junto da Comissão da Educação, Cultura e Desporto da Assembleia da República, para revogação da Portaria nº 311/2015, foi hoje publicada a nova Portaria nº 168/2016 sobre a presença de nadadores salvadores, que inclui já as nossas propostas”, escreveu António José Silva na sua página do Facebook.
Recorde-se que o líder federativo, que passou a integrar o Conselho Nacional do Desporto, esteve, no dia 6 de abril, na Assembleia da República numa reunião com o grupo de trabalho da Comissão Parlamentar da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, composta por António Cardoso e João Castro (PS), Pedro Pimpão e Joel Sá (PSD), Luís Monteiro (BE), tendo apresentado propostas sobre o assunto.
“Nos casos das piscinas de uso público destinadas exclusivamente ao alto rendimento desportivo, à formação e competição, e nas piscinas dos empreendimentos turísticos, quando utilizadas exclusivamente pelos seus hóspedes, passa a ser facultativa a presença dos nadadores-salvadores, mas mantendo a necessidade da presença de um vigilante”, lê-se no Diário da República de hoje.