Alexandre Agostinho coloca ponto final na carreira

  •  
  •  
  •  

A Portinado anunciou, esta terça feira, o ponto final na carreira de Alexandre Agostinho, o nadador mais rápido português de todos os tempos, recordista nacional dos 50 e 100 livres em piscina curta e longa.

“O nadador Alexandre Agostinho colocou termo à sua carreira como nadador de alto rendimento, depois de perto de uma década em que dominou a velocidade em Portugal e que se dedicou à natação como um verdadeiro profissional”, lê-se no site do clube algarvio.

“Com um prestigioso currículo nacional e internacional, em que se destaca a participação numa final europeia na prova de 100 livres, 22 títulos nacionais, mais de duas dezenas de internacionalizações em representação da Seleção Nacional, e quatro recordes nacionais que ainda se mantêm intactos, o nadador da Portinado retira-se agora da competição, mas o seu nome ficará de certo na história na natação nacional”, refere a Direção da equipa de Portimão.

“Com o prazo de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a encerrar, Agostinho tentou no Meeting Internacional de Coimbra, realizado a 28 e 29 de maio, atingir o sonho que perseguiu nas últimas duas edições dos jogos Olímpicos (Pequim e Londres), e em que ficou afastado por centésimas de segundo. Também em Coimbra não conseguiria realizar melhor do que a marca que realizou em março passado, de 22,78. Agostinho tem como melhor marca pessoal 22,36 conseguido em 2009 em Roma”, pode ler-se no site do clube.

“Apesar de ter já alcançado esta época o mínimo B para os jogos do Rio de Janeiro, aos 50 metros livres, a probabilidade de ser selecionado pelo critério de ranking é praticamente nula, visto esta ser a distância mais curta do calendário olímpico e a mais concorrida pela grande maioria dos nadadores dos países convidados, que não estão sujeitos a mínimos de participação”, recorda o clube algarvio.

“Neste momento importante, a Direção da Portinado não pode deixar de agradecer ao grande atleta Alexandre Agostinho, a conduta desportiva exemplar que sempre apresentou ao longo de todos estes anos, bem como, a dedicação à modalidade e ao seu clube de sempre. Apesar de nunca ter tido as adequadas condições de treino, designadamente, uma piscina olímpica em Portimão, o Alexandre conseguiu superar estas limitações e projetar a Portinado e a cidade através dos seus fantásticos resultados desportivos”, conclui a Direção algarvia.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários