Tamila Holub: “Nos Estados Unidos faz-se de tudo para facilitar a vida aos atletas”

  •  
  •  
  •  

Tamila Holub, nadadora olímpica por Portugal e atleta do Sporting de Braga, vai estudar para os Estados Unidos da América, um país “onde se faz de tudo para facilitar a vida aos atletas”, afirma em entrevista ao Chlorus.

Aos 18 anos, a campeã europeia de juniores dos 1500 metros livres prepara-se para iniciar o ensino superior na Universidade da Carolina do Norte e, ao nosso jornal online, justifica a decisão: “Os motivos foram vários: começando pelos estudos, que aqui em Portugal ainda são muito difíceis de conciliar com a natação. O ensino básico é fácil, o secundário já é difícil e na universidade tinha noção que ia ser muito complicado. É muito importante continuar a conciliar os estudos com a natação, que são duas coisas muito importantes para mim”, explica.

Tamila Holub defende que a escolha recaiu sobre os Estados Unidos sobretudo pelas condições que o país oferece aos atletas, mas não só.

“Outro dos motivos foi o grupo de treino. Atualmente tenho rapazes mais novos a treinar comigo, eles são bons, mas preciso de treinar com raparigas também, que é algo que me está a faltar e afeta psicologicamente. Quero também aperfeiçoar alguns aspetos que trabalho menos: trabalho fora de água, que é muito importante, pernas e técnica, que aqui não dou tanta atenção.”

A nadadora portuguesa refere que o treinador – Luís Cameira – ficou “muito feliz com a notícia, mas não deixou de ficar triste” pela forte ligação que existe entre ambos. A reação do Sporting de Braga foi “mais complicada”, mas Tamila Holub conta “que estão a trabalhar no assunto”.

A jovem nadadora parte para os Estados Unidos em meados de agosto e, apesar da distância, vai continuar a poder representar Portugal, graças à organização da universidade, que permite conciliar as provas locais com as competições internacionais de seleções.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários