Yulia Efimova vai participar nos Jogos Olímpicos

 
  

A nadadora russa Yulia Efimova garantiu esta sexta feira, um dia depois de ganhar o recurso contra a exclusão por doping, que participará nos Jogos Olímpico do Rio, embora não tenha surgido uma confirmação imediata  por parte da Federação Internacional de Natação (FINA).

Efimova colocou uma fotografia no Instagram, mostrando-se surpreendida e emocionada pela notícia. “Vou aos Jogos Olímpicos! Não podia estar mais orgulhosa e aliviada”, comentou a tetracampeã do mundo, depois de uma corrida contra o tempo que mergulhou a atleta russa num clima de incerteza e dúvidas, adensadas pelas barreiras legais, ao ponto de o nome de Efimova nem sequer constar da lista de competidores dos 100 metros bruços, prova que será disputada no domingo, bem como na de 200 metros, de quarta feira, competição em que conquistou o bronze nos jogos de Londres 2012.

A agência noticiosa russa R-Sport citou Vladimir Salnikov, presidente da federação russa de natação, afirmando que a FINA confirmou junto do Tribunal Arbitral (TAS) a readmissão de Efimova e de outros quatro nadadores russos (Natalia Lovtsova, Darya Ustinova, Mikhail Dovgalyuk e Anastasia Krapivina).

O porta-voz da FINA recusou tecer qualquer comentário, remetendo informações sobre este processo para posterior declaração da federação.

Efimova foi banida pela FINA entre outubro de 2013 e fevereiro de 2015 após teste positivo por “vestígios” do esteróide anabolizante DHEA, o que provocou uma suspensão automática nos Jogos do Rio 2016. Decisão contrariada pelo TAS pelo facto de a atleta não poder ser castigada duas vezes pela mesma infração.

De acordo com um responsável da comitiva russa, Efimova está já no Rio de Janeiro.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários