Vikings celebram protocolo com Badajoz de cooperação para desenvolvimento da natação

  •  
  •  
  •  

O Vikings Sports Club (VKGS), o Vikings Sports Club Alentejo (VKGSA) e o Club Natación de Badajoz (CNB) celebraram, esta segunda-feira, em Borba, “um protocolo de cooperação desportiva para o desenvolvimento da natação”, nas suas diversas disciplinas, anunciou o clube português esta sexta-feira.

O acordo tem como principais objetivos “a cooperação em projetos transfronteiriços no âmbito da União Europeia, o intercâmbio de nadadores entre os clubes signatários, permitindo que os mesmos possam competir quer em Espanha, quer em Portugal, a promoção da mobilidade transfronteiriça para estudantes Erasmus, de forma a que os estudantes deslocados nas Universidades de Lisboa, Évora e Badajoz possam manter as melhores condições de treino, a participação em provas organizadas pelos clubes, a promoção de treinos e estágios em conjunto, a organização conjunta de competições ou outros eventos desportivos e culturais e a partilha de informação e de experiência entre os treinadores e os dirigentes das três entidades”.

Para Mário Bonança, treinador principal do Vikings Sports Club, “a celebração deste protocolo com o CN Badajoz vai permitir ao Vikings Sports Club uma maior capacidade em termos de intercâmbio de nadadores e uma possibilidade prática de troca de experiências, no que diz respeito ao treino e a rotinas inerentes ao nadador de alta competição”. O próprio acredita que “o principal beneficiado com o protocolo é o nadador, uma mais-valia não só em termos sociais, mas também formativos e pessoais”.

Por sua vez, o nadador olímpico Pedro Pinotes, vice-presidente do VKGSA, considera que “o CN Badajoz é um dos principais clubes da região da Extremadura espanhola, pelos imensos atletas que formou e por aqueles que atingiram o maior patamar no país vizinho”.

O dirigente alentejano recorda “os tempos de nadador na Associação do Alentejo” e da “dimensão deste clube e da grande dinâmica que envolvia”.

Para Pinotes, “é um prazer para o Vikings Sport Club Alentejo estar envolvido numa parceria com este grande clube, na esperança de que se possa gerar um pouco desta dinâmica desportiva na região”.

Já Pedro Prazeres, nadador e dirigente do Vikings Sports Club Alentejo recentemente contratado, como técnico adjunto, pelos dinamarqueses do Hovedstadens Svømmeklub (HSK) da Dinamarca para a próxima época, refere que é com “orgulho e alegria” que vê “este projeto de cooperação transfronteiriça concretizar-se, finalmente, ao fim de mais de uma década”.

Segundo Prazeres, “a natação regional, de ambos os lados da fronteira, terá com certeza muito a ganhar com estes dois clubes a trabalhar em conjunto” e espera “que outros se possam juntar no futuro”.

Além disso, o dirigente algarvio tem “a esperança de que venha a ser o primeiro passo para uma cooperação desportiva e social ainda mais próxima e abrangente entre o Alentejo e a Extremadura, de modo a que a população e os jovens destas duas regiões tenham mais e melhores oportunidades na sua carreira de nadadores”.

Créditos da foto: Vikings SC

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários