O Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, cuja nona edição realizou-se este fim de semana na Piscina de Campanhã, registou a obtenção de um total de 24 recordes nacionais.
Vicente Pereira (Sporting) melhorou, no sábado, o seu recorde do Mundo dos 50 mariposa (S21). O nadador do Sporting concluiu a distância em 31,32 segundos, melhorando o seu anterior registo de 32,39 obtido a 26 fevereiro, precisamente na mesma piscina no decorrer do I Troféu de Natação Adaptada “A Mesma Ambição”.
O recorde mundial aguarda homologação por parte da DSISO – Down Syndrome International Swimming Organisation.
Vicente Pereira, hexacampeão individual no Mundial DSISO em Albufeira 2022, detém ainda os máximos mundiais em piscina de 25 metros nos 50 e 100 mariposa.
A nona edição do Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto foi a maior de sempre. Com 157 atletas (114 masculinos e 43 femininos) e 25 clubes participantes (22 de Portugal, dois de Espanha e um do Brasil), o evento registou números históricos, superando a quinta edição (2018) que apresentou 147 atletas (98 masculinos e 49 femininos) em representação de 22 clubes.
O Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto é um dos principais eventos do calendário português, homologado no World Para Swimming (WPS). Organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, conta com o apoio do Município do Porto, através da Ágora.