Vasco Gaspar prefere águas “menos frias”, Vânia Neves quer desfrutar “expêriencia maravilhosa”

 
  

Vasco Gaspar (SFUAP), o mais experiente da Seleção Nacional, prefere águas mais quentes e, na conferência de antevisão da maratona de 10km de qualificação para os Jogos Olímpicos, contrariou, em jeito descontraído, o desejo de Angélica André e Rafael Gil. “É um tema que não é consensual na seleção. No meu caso, claro, que gostaria de uma temperatura de água menos fria”.

Por sua vez, Vânia Neves (Fluvial Portuense) espera apresentar-se no seu melhor e desfrutar desta “experiência maravilhosa” que é competir em Setúbal. Estarei a nadar pelo apuramento olímpico e se não o conseguir daqui a quatro anos na certa cá estarei novamente”, referiu a nadadora da Seleção Portuguesa.

São 119 nadadores da elite mundial de águas abertas, em representação de 49 países, que estarão a competir pelas derradeiras 30 vagas (15 masculinas e 15 femininas) na prova de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a realizar, pela segunda vez consecutiva, na Baía do Sado, em Setúbal, nos dias 11 (feminino, 16h00) e 12 de junho (masculino, 16h00).

Portugal está representado com Angélica André, Vânia Neves, Rafael Gil e Vasco Gaspar que procuram uma vaga em cada setor na prova de 10 km de águas abertas dos Jogos Olímpicos que se disputa no mar da Praia de Copacabana, nos dia 15 e 16 de agosto.

A cidade do Sado, que acolhe desde 2006 uma etapa da Taça do Mundo, volta a receber, como em 2012, a prova de qualificação para os Jogos Olímpicos.

O sistema de classificação para os Jogos do Rio 2016 é o mesmo utilizado em Pequim 2008 e Londres 2012: 25 nadadores de cada sexo são selecionados a partir do Mundial de Kazan, em 2015 – 10 já o conseguiram –, e da prova de qualificação de Setúbal, onde sairão os restantes 15 – classificam-se os 10 primeiros e mais 5 (um de cada continente).

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários