Vânia e Angélica contra Paula Ruiz

  •  
  •  
  •  

Vânia Neves, Angélica André e Paula Ruiz são consideradas por Mafalda Freitas, presidente do Clube Naval do Funchal, como as principais figuras da terceira edição da Maratona Internacional da Madeira, que se vai realizar no sábado e domingo.

“A terceira edição do Madeira Swim Marathon surge este ano com uma programação mais alargada que visa, através de duas travessias, a promoção de vários concelhos da ilha, nomeadamente, Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava e as suas excelentes condições de mar para a prática desta modalidade em pleno Outono/Inverno para toda a família. Na distância olímpica de 10 Km, cerca de 25 atletas de alto rendimento nesta modalidade participam nesta competição, colocando assim o mar da Madeira como palco para a realização de competições de nível olímpico, entre os quais, destaque para Paula Ruiz – campeã do Mundo de juniores em águas abertas 2015, Vânia Neves, nadadora portuguesa presente nos Jogos Olímpicos 2016, e Angélica André, quinta classificada nos Campeonatos Europeus 2016”, referiu, esta quinta feira, a líder navalista, na apresentação do evento.

No sábado, a maratona de 10km tem início às 09h30, realizando-se às 12h00 uma prova popular de 1500 metros.

Por sua vez, João Beja, representante da Câmara do Funchal, expressou que “este tipo de evento tem uma particularidade que muito interessa que é promover a atividade física, não só entre os profissionais, mas dar também o mar a conhecer aos funchalenses e a todos os que visitam a Madeira”.

No domingo, às 10h00 tem início a Travessia Ribeira Brava-Funchal na distância de 13 km, enquanto às 12h30 realiza-se a Travessia Câmara de Lobos-Funchal na distância de 4km.

As seleções nacionais juniores e seniores (Afonso Queiroga, Alexandre Coutinho, Diogo Nunes, Mário Bonança, Rafael Gil, Tiago Oliveira, Angélica André, Eva Carvalho e Vânia Neves), que estão a estagiar no Funchal, vão participar na competição.

“Os nadadores integrados no estágio têm realizado treinos de mar, no local da competição, e na Piscina do Naval do Funchal, utilizando ainda as instalações do Complexo da Quinta Calaça, sede do Clube Naval”, afirmou Daniel Viegas, técnico responsável da FPN pelas águas abertas.

“O estágio tem decorrido muito bem com todos os nadadores a aproveitarem da melhor forma esta concentração num momento de inicio de temporada”, referiu o treinador.

Integrado no estágio está ainda Emanuel Gonçalves, nadador do Clube Naval do Funchal, internacional de natação adaptada, que competiu no Europeu na Piscina da Penteada, organizado pela FPN e Associação de Natação da Madeira entre 30 de abril e 7 de maio.

O enquadramento técnico no estágio e competição é assegurado por Daniel Viegas (FPN) e pelos treinadores convidados Rui Borges, Ricardo Antunes e Ricardo Santos.

A competição é organizada pelo Clube Naval do Funchal, em parceria com a Associação Natação da Madeira. O evento conta com o apoio do Turismo da Madeira, da Federação Portuguesa de Natação, Câmara Municipal do Funchal, Direção Regional de Juventude e Desporto, Capitania do Porto do Funchal, Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Câmara Municipal da Ribeira Brava, entre outros parceiros privados.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários