
A nona edição do Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, agendado para o próximo fim de semana na Piscina de Campanhã, é a maior de sempre e abre portas para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
Com 157 atletas (114 masculinos e 43 femininos) e 25 clubes participantes (22 de Portugal, dois de Espanha e um do Brasil), o evento regista números históricos, superando a quinta edição (2018) que apresentou 147 atletas (98 masculinos e 49 femininos) em representação de 22 clubes.
A ADADA Porto, com 27 inscritos, é o clube com maior número de nadadores em competição, seguido do Feira Viva com 21 e do FC Porto com 14.
Pela primeira vez, o torneio contará com a participação de nadadores brasileiros, que se destaca o paralímpico Henrique Gurgel. CD Fusion e CD Mundo Azul Palencia são as equipas oriundas de Espanha.
O Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto é um dos principais eventos do calendário português, homologado no World Para Swimming (WPS), que tem como principal aliciante a obtenção de mínimos para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Poderão ainda ser obtidos mínimos para o Campeonato do Mundo WPS, para nadadores das classes S1-S14, e Campeonato Europeu DSISO, para nadadores com trissomia 21.
Para Pedro Lima, diretor-técnico territorial da Associação de Natação do Norte de Portugal, estes aliciantes “traduziram-se num número recorde de participação”.
“Pela qualidade dos nadadores presentes, é expectável que sejam obtidos alguns tempos de referência para as competições internacionais e que sejam estabelecidos novos recordes nacionais em algumas provas”, acrescenta.
As provas têm início no sábado às 15h30 e no domingo às 09h30.
O Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal e conta com o apoio do Município do Porto, através da Ágora.
O evento será transmitido em direto através da rede social Facebook da ANNP.