A Federação Portuguesa de Natação esclareceu, esta segunda feira, em circular publicada no site oficial, que todos os nadadores que se encontram inscritos nas provas de 100 metros no Campeonato Nacional de Infantis, que se realiza de sexta feira a domingo na Piscina Municipal de Famalicão, “estão selecionados por ranking para entrada na competição”, aplicando “o mesmo nas provas de 200 metros (mariposa, costas, bruços, livres).
Este esclarecimento, da autoria do presidente António José Silva, surge após algumas dúvidas colocadas pelos treinadores das equipas participantes, como se pode constatar, nas últimas semanas, em várias publicações nas redes sociais.
“Nas provas de estafetas, não há limite de séries, pelo que todas as equipas inscritas estão selecionadas e constarão no programa de competição. Nas restantes provas do calendário, será aplicado o regulamento da competição, preenchendo-se as séries previstas com a entrada alternada de um infantil A e de um infantil B, após a entrada de todos os nadadores que apresentem mínimo A, independentemente do número total de Infantis A e Infantis B em cada prova. Esta situação será efetuada após o prazo em vigor para eventuais correções de falhas detetadas na lista publicada com o ranking por prova”, lê-se ainda na circular.