Tiago Venâncio “é um ídolo para as novas gerações de atletas”, diz Luís Liberato

  •  
  •  
  •  

Tiago Venâncio, apresentado na sexta-feira como treinador principal de natação desportiva da Piscina Municipal de Azeitão, “é um ídolo para as novas gerações de atletas”, afirmou Luís Liberato, diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude, Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal.

“Estamos muitos satisfeitos em contar com ele [Tiago Venâncio]. Além de setubalense, é um nome forte na natação”, frisou o responsável da autarquia que marcou presença na cerimónia de apresentação da nova equipa técnica.

Perto de uma centena de pessoas, entre atletas, encarregados de educação, treinadores e técnicos municipais marcaram presença no encontro de início de época desportiva realizado na Piscina Municipal de Azeitão.

O atleta olímpico Tiago Venâncio, que lidera a nova equipa de três treinadores em diversos escalões, contratada no âmbito da remodelação da estrutura técnica da natação desportiva gerida pela associação ONDA, por protocolo com a Câmara Municipal de Setúbal, mostrou-se motivado e entusiasmado com o novo desafio.

Além de Tiago Venâncio, a nova estrutura técnica de natação desportiva da Piscina Municipal de Azeitão, que assumiu funções a 1 de setembro, é composta por Susana Vale, igualmente como treinadora principal, José Palmela, na natação desportiva, e Bruno Espergueiro, nos cadetes.

O encontro, para os encarregados de educação e atletas esclarecerem pequenas dúvidas de início de época desportiva, como horários e inscrições, serviu, sobretudo, para apresentar objetivos.

Segundo nota de imprensa da autarquia enviada para o Chlorus, “a Câmara Municipal de Setúbal considera que a chegada de Tiago Venâncio para técnico principal da Natação Desportiva de Azeitão contribuirá para o incremento a curto, médio e longo prazo da qualidade dos resultados da modalidade no concelho de Setúbal”.

Licenciado em Desporto, treinador de natação desde 2009, com passagem por diversos clubes em Portugal, Espanha e Dubai, Tiago Venâncio pertence a um grupo muito restrito de nadadores portugueses de elevado talento e sucesso na natação nacional e internacional.

Como atleta, Tiago André Ferrão Venâncio, atualmente com 30 anos, marcou presença consecutiva em três Jogos Olímpicos, em Atenas 2004, quando se tornou no nadador português mais jovem de sempre a atingir este patamar, e depois em Pequim 2008 e Londres 2012.

Foi vice-campeão e recordista europeu, recordista ibérico e atleta internacional português 75 vezes, participações em que se destacam quatro participações em campeonatos do mundo, sete em campeonatos da Europa, duas em campeonatos europeus de juniores e diversas em taças do mundo.

Tiago Venâncio, natural de Setúbal, um dos nadadores portugueses com mais êxitos desportivos, bateu 95 recordes nacionais e foi 42 vezes campeão nacional português, 12 vezes campeão nacional espanhol e nove vezes campeão nos Emirados Árabes Unidos/Dubai.

Atualmente membro do Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal e, agora, treinador principal da equipa de natação desportiva da Piscina Municipal de Azeitão, desempenhou, a convite da Câmara Municipal de Setúbal, a função de Embaixador para a Natação do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

A natação desportiva da Piscina Municipal de Azeitão, cujos treinos têm início hoje, conta com perto de seis dezenas de atletas em vários escalões.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários