Taça Portugal: O regresso da prova rainha

 
  

A Taça de Portugal de Polo Aquático Masculino, que conta com 35 edições disputadas e considerada a prova rainha do desporto nacional, terá início este sábado, com quase todas as formações a ir a jogo. Salientar que, esta temporada, esta competição será disputada em moldes diferentes em relação aos anos transatos. Primeiramente, as equipas estarão divididas por grupos e passam à fase seguinte os três primeiros classificados. Posteriormente, realizar-se-á um sorteio para definir os jogos dos 1/8 final e , finalmente, jogar-se-á em Loulé a final eight. O detentor deste trofeu (Vitória SC) ia iniciar a defesa do troféu diante do AMINATA, porém, este jogo não irá ser realizado devido a casos COVID-19 numa das equipas. Para a ementa de um dia repleto de jogos temos o Fluvial Portuense que se irá deslocar a sul para defrontar o CNA, o Leixões irá receber o Algés, o Paredes terá uma deslocação a Coimbra para se bater diante do CNAC, o Aquático Pacense irá rumar a sul para defrontar o Cascais, o FOCA deslocar-se-á a Lousada e, por último, o CDUP irá receber o Sporting.


Antes de fazer a antevisão das partidas, é importante dar a conhecer aos nossos leitores um pouco sobre esta competição que está nos objetivos de muitos clubes (1ª e 2ª divisão) e que poderá servir de fator motivacional extra para “atacar” o resto da temporada. Esta prova teve início na temporada 1985/1986 com o CDUP (Clube Desportivo Universitário do Porto) a ser o vencedor das cinco primeiras edições, tendo até à atualidade conseguido somente vencer na época 2005/2006 diante do Portinado. O Sport Comércio e Salgueiros é quem detém o maior número de títulos (14), seguindo-se o CDUP com 6, Sport Algés e Dafundo com 4, Paredes com 3, Fluvial Portuense com 2 e o Vitória SC com 1. A juntar a esta lista, com um troféu conquistado, temos as equipas do Técnico, CPN, Clube Natação da Amadora, Portinado e o Naval Povoense.


Feita a contextualização vamos aos jogos.


Ao final da manhã, 12:00, o Fluvial Portuense deslocar-se-á ao terreno do Clube Natação da Amadora, na Reboleira. Os nortenhos pretendem reconquistar o troféu que viram fugir para o seu rival direto na época anterior, Vitória, com uma vitória diante da Amadora. Os anfitriões contam com um troféu conquistado e que ainda não conheceram o sabor da derrota nesta época, querem continuar no bom momento prometendo dar trabalho aos visitantes.


Ao início da tarde, 14:00, em Matosinhos, será a vez do Leixões iniciar a sua 2ª participação nesta competição diante do Algés. Na sua primeira participação na época 2019/2020, que foi adiada por motivos sanitários, os leixonenses caíram aos pés do CDUP por 13-11, vendo este encontro como uma oportunidade de melhorar o que correu menos bem diante dos universitários. Embora pela frente vão defrontar um Algés que também consta, conforme consta este artigo explana, do terceiro clube com mais taças logradas, é sempre uma ótima oportunidade de aprendizagem. Os algesinos querem entrar com o pé direito, são favoritos a vencer a partida, porém, para o conseguir, primeiro há que jogar. Como profere o ex-capitão do FCPorto, João Pinto, “prognósticos, só no fim do jogo”.


Uma hora mais tarde, 15:00, em Coimbra, o CNAC irá receber o Paredes. Estes dois conjuntos já se defrontaram na 2ª divisão, tendo os visitantes vencido por 17-12, tendo como objetivo vencer novamente os coimbrenses desta vez com outros atores. O CNAC vem de um triunfo suado diante dos leixonenses, tendo novamente pela frente um adversário complicado e com aspirações de conseguir chegar bem longe nesta prova.


À mesma hora, em Cascais, a formação local irá defrontar o Aquático Pacense. Estes dois coletivos estiveram presentes na final eight da época transata, porém, os anfitriões caíram aos pés, precisamente, do coletivo pacense. A formação da casa pretende mudar a história em relação ao último encontro disputado na cidade Invicta, mas para isso tem de derrubar o Aquático Pacense que pretende “dar um pontapé” na instabilidade que tem apresentado no campeonato.


Ao início da noite, 20:30, em Lousada, o conjunto local irá receber o FOCA. Prevê-se um encontro equilibrado, uma vez que ambos os plantéis possuem jogadores jovens.


Meia hora mais tarde, 21:00, em Matosinhos, o CDUP irá receber o Sporting. Estes dois coletivos já se encontram nesta prova na temporada 2018/2019, tendo os leões vencido por 6-20. Os visitantes querem repetir o que aconteceu há 2 anos, porém, há que jogar e tentar derrubar os universitários do Porto que têm nome nesta competição por serem a segunda equipa com mais taças.


Sábado, 19/02


12:00 CNA-CFP (Piscina da Reboleira)
Árbitros: Nuno Pereira e Luís Andrade


14:00 LSC-SAD (Piscina Municipal da Senhora da Hora)
Árbitros: José Grande e Soraia Crespo

15:00 CNAC-SSCMP (Piscina de São Martinho)
Árbitros: Ricardo Mota e Ricardo Gaspar


15:00 CWP-CAP (Piscina da Abóboda)
Árbitros: Nuno Pereira e Luís Andrade

20:30 LSXXI-FOCA (Piscina Municipal de Lousada)
Árbitros: André Martins e Rui Bandeira

21:00 CDUP-SCP (Piscina Municipal da Senhora da Hora)
Árbitros: José Grande e Bruno Martins

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários