Sun Yang, nadador chinês que tentou pontapear a brasileira Larissa Oliveira, ter-se-á envolvido em nova polémica no Rio de Janeiro. O atleta asiático provocou, esta quinta feira, o australiano Mack Horton durante os treinos para os Jogos Olímpicos.
Segundo a imprensa britânica, Yang tentou distrair Horton, atirando água de forma propositada. O australiano ignorou as provocações do chinês. Ambos serão adversários na prova dos 400 metros livres.
“Ele estava a tentar chamar atenção, mas Horton manteve a calma. Mack é muito descontraído e estabeleceu-se muito bem”, disse Craig Jackson, treinador de Horton.
Por sua vez, o técnico chinês Xu Qi negou o acontecimento: “A notícia é falsa. Sun Yang e os nadadores australianos são amigos”.
No fim dos treinos, Yang foi visto a conversar descontraidamente com outros nadadores australianos.
Sun Yang já foi suspenso por seis meses da natação por ter sido preso após dirigir o seu porsche sem carta de condução. Também já teve que se retratar por dizer que o hino japonês era “feio”.
Na piscina de aquecimento durante o Mundial de Kazan de 2015, Sun Yang envolveu-se numa confusão com a brasileira Larissa Oliveira, tendo o chinês tentado pontapear a nadadora.
O nadador asiático conquistou o ouro em Londres-2012 nos 400m e 1500m livres.