A Seleção Nacional Sub-18 venceu a equipa italiana do Verona por 15-6, na primeira jornada do Torneio Barcelona Turbo Cup, perdendo na segunda ronda frente aos campeões da Catalunha, o St. Feliu, por 8-5.
“Iniciámos a nossa participação na Barcelona Turbo Cup a jogar contra a equipa italiana do Verona uma equipa de uma escola com uma cultura tática elevada em que conseguimos uma vitória por 15-6. Foram postos em prática os aspetos trabalhados durante os últimos dias, ao nível técnico, nomeadamente o posicionamento do corpo na água, uma lacuna do polo aquático em Portugal e que se reflete nas movimentações táticas. A atitude dos nossos jogadores é de enaltecer perante as adversidades que nos foram propostas.”, afirmou o selecionador Fernando Leite, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Natação.
“No segundo jogo enfrentámos uma equipa com um tipo de jogo diferente mais físico e com elevado conhecimento das opções do jogo, de referir que esta equipa é a campeã da Catalunha neste escalão, os jogadores foram uns guerreiros com uma postura exemplar. Neste jogo fomos postos a prova em diversas situações aos quais estamos num patamar de aprendizagem, as mudanças e adaptações aos diferentes tipos de ataque a que somos sujeitos. A evolução do polo aquático em Portugal passa por termos e seguirmos linhas orientadoras que nos guiem para um caminho de crescimento sustentado e o aparecimento de uma filosofia nacional de jogo e abordagem ao mesmo. Passa por uma melhoria quantitativa dos processos de treino e de uma colaboração de todos os agentes envolvidos. Quero sublinhar que este tipo de experiências são fundamentais para o crescimento do polo aquático nacional. A atitude de toda a comitiva tem sido de nobre representação do nosso Portugal”, frisou o técnico português.
1.º jogo
Portugal – Verona 15-6
3-1
5-0
5-2
2-3
Marcadores
2 – Grego
8 – Manuel Augusto
1- José Brandão
3 – Gonçalo Lousa
2.º jogo
Portugal – St. Feliu, 5-8
2-3
1-2
1-0
1-3
Marcadores
1-Duarte Grego
1 – Tiago Gomes
1- Manuel Augusto
1 – Luís Abreu
1- Gonçalo Lousa