O Presidente da República e o Governo estiveram, este domingo, presentes na cerimónia de encerramento das comemorações do 100.º aniversário do Sport Algés e Dafundo, tendo elogiado a instituição e enaltecido os méritos do desporto amador.
Histórico da natação portuguesa, o clube, no concelho de Oeiras, recebeu Marcelo Rebelo de Sousa bem como o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e encerrou as comemorações do seu centésimo aniversário, numa cerimónia em que esteve também o presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, e o seu antecessor, Isaltino Morais.
O Presidente da República, que juntamente com o ministro da Educação entregou diversas medalhas de mérito a figuras do clube, lembrou a “renovação geracional” que o Sport Algés e Dafundo tem conseguido levar a cabo.
“Esse é o segredo dos vossos 100 anos e dos mais 100 anos que já começaram”, disse, dirigindo-se a uma plateia com algumas centenas de pessoas.
As instituições, frisa o chefe de Estado, “não sobrevivem sem formação” e “não há campeões sem muito trabalho”.
“Para se ser dos melhores ou mesmo o melhor é fundamental juntar à formação muito trabalho. E depois paixão”, sublinhou, num evento em que esteve presente por exemplo o judoca Nuno Delgado, um dos atletas mais emblemáticos do clube.
Já o ministro Tiago Brandão Rodrigues sublinhou o “envolvimento” deste clube, e de outros, com “a comunidade em que se inserem”, definindo o Algés como uma equipa “totalmente inclusiva”.
“Um desporto amador não é inevitavelmente um desporto menor”, declarou também o ministro com a tutela do Desporto.
O Sport Algés e Dafundo, inaugurado a 19 de junho de 1915, é um polo de desenvolvimento desportivo amador do país, com mais de 10 mil sócios e dois mil atletas federados, contando com 47 participações olímpicas desde 1952.
Natação pura, natação masters, polo aquático e natação sincronizada são as modalidades de Natação do clube.