A Silly Season, este conceito anglo-saxónico que diz respeito ao período de férias dos políticos, tribunais, jornalistas e etc., está a começar e, no desporto, também não é exceção.
Apesar de este ano e proveniente de fases finais de Europeus de Futebol e de Jogos Olímpicos, não haja falta de notícias, estas tendem a ser menos interessantes, porém é durante este período que se prepara a próxima época, é tempo de fazer balanços e redefinir estratégias para que o arranque da mesma seja optimizado, prever planteis e condições de treino, orçamentar as despesas inerentes à competição e procurar receitas que as possam sustentar.
As estruturas dos vários clubes trabalham incessantemente para garantir o futuro das suas secções, e os atletas?
Os atletas desfrutam do terceiro período do processo anual de treino, o período transitório. Este período que se inicia após o término da competição e se prolonga até ao início do período preparatório, vulgarmente conhecido por “Férias” caracteriza-se, de acordo com as cargas precedentes e com as características dos atletas, por uma alteração na forma e no conteúdo do dia-a-dia dos mesmos.
Este período tem como principais objetivos recuperar o desgaste físico e mental proveniente do período competitivo, enquanto o primeiro desaparece em poucos dias o segundo pode fazer-se sentir durante muito mais tempo e assume-se como o principal desafio neste período. É importante os atletas realizarem uma transição ativa que permita uma recuperação integral do organismo de forma a apresentarem-se com uma condição física aceitável e com forte desejo de treinar, assim sendo, aconselha-se autonomia por parte do atleta na execução das tarefas, variar os locais de treino, diminuir progressivamente o volume e intensidade do treino é obrigatório!
Boas férias a todos!
Aproveitem para acompanhar e apoiar os nossos atletas nestes Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro!