Ryan Lochte está fora dos 400 estilos nos Jogos Olímpicos de 2016. No primeiro dia de competição dos ‘trials’ dos Estados Unidos, que estão a decorrer no CenturyLink Center, em Omaha, o norte-americano foi apenas terceiro classificado e não poderá defender no Rio de Janeiro o título conquistado em Londres-2012.
Após a prova, o nadador norte-americano revelou que sofreu uma distensão muscular na virilha durante as eliminatórias e tentou forçar o ritmo no percurso de mariposa e costas para obter a classificação, mas acabaria por falhar.
Os 400 estilos foram ganhos por Chase Kalisz com o tempo 4.09,541, enquanto Jay Litherland garantiu o segundo lugar e a passagem para o Rio com 4.11,021. Já Lochte foi o terceiro com 4.12,021.
“Eu tive que sair mais rápido do que o habitual, porque eu não podia usar minhas pernas em bruços”, disse Lochte, de 31 anos, que tenta participar da sua quarta edição da Olimpíada. “Eu fiz tudo o que pude na prova, simplesmente não foi suficiente. Só tenho que esquecer isso e seguir em frente”.
“Vou continuar a trabalhar dia após dia e espero melhorar”, disse Lochte. “Se eu tivesse uma perna partida, eu ainda iria lá nadar”, acrescentou.
Sean Grieshop bateu o recorde mundial júnior de Brandonn Almeida ao registar 4.14,00, mas foi apenas o quinto melhor da final.
Nas outras provas, Maya DiRado classificou-se para os Jogos ao vencer a prova feminina dos 400 estilos, superando Elizabeth Beisel, medalha de prata em Londres-2012. DiRado registou 4.33,73, ficando à frente de Beisel, que garantiu a vaga para a terceira olimpíada com o tempo de 4.36,81.
Nos 400 livres, Connor Jaeger e Conor Dwyer garantiram ‘passaporte’ para o Rio de Janeiro. Jaeger venceu a final com o tempo de 3.43,79, enquanto Dwyer foi segundo com 3.44,60.