
O Regulamento de Transferências de Natação (transversal a todas as disciplinas), em vigor desde 1 de outubro deste ano, pode estar ilegal.
A notícia foi avançada, esta sexta feira, na edição online de O Jogo e surge na sequência de uma ação no Tribunal Arbitral colocada pelo Sismaria e que levou a Federação de Andebol de Portugal a alterar o seu regulamento.
Segundo o mesmo jornal desportivo, “o problema pode estender-se a outras modalidades, pois basquetebol, voleibol, ténis de mesa e natação cobram igualmente verbas pelas chamadas compensações de formação”.
A Federação Portuguesa de Natação lançou esta época, pela primeira vez, um regulamento de transferências, documento composto por 21 páginas de direitos de compensação e formação desportiva.
A compensação económica é calculada de acordo com a fórmula X = (2N+C+R+I+E) x P x K, cujo valor final tem por base uma percentagem do salário mínimo nacional.