Portugal conquistou três medalhas de prata no Campeonato da Europa de natação adaptada, que se realizou no Funchal entre os dias 21 e 27 de abril: Marco Meneses nos 100 costas (S11) e Diogo Cancela nos 200 estilos (SM8) e 100 mariposa (S8).
Durante sete dias de competição nas piscinas olímpicas da Penteada foram batidos oito recordes mundiais e 13 máximos europeus.
A Itália liderou o medalheiro com 20 ouro, 20 prata e 15 bronze, seguida da Ucrânia (19, 24 e 21) e dos Países Baixos (13, 8 e 6).
“O número de medalhas conquistadas [3 pratas] era o ambicionado por nós e o patamar ideal para a seleção de Portugal. Há um registo que eu faço nestes momentos que é o balanço dos recordes pessoais – neste caso e nas competições mais importantes, os recordes pessoais, normalmente são recordes nacionais. Como participamos em 20 provas, onde obtivemos 11 recordes pessoais, passará a ser uma média superior a 50% o que é um resultado muito significativo porque normalmente neste tipo de competições andamos por volta dos 20 a 25% numa competição bem-sucedida”, referiu José Machado, diretor desportivo da Federação Portuguesa de Natação, em jeito de balanço.
Créditos da foto: FPN