O Comité Olímpico dos Estados Unidos (USOC) elegeu, esta quinta-feira, os nadadores Michael Phelps e Katye Ledecky como os melhores atletas da delegação nos Jogos do Rio de Janeiro.
O USOC definiu os premiados através de uma votação na Internet feita por adeptos e com votos emitidos “por membros das famílias olímpica e paralímpica”.
No regresso à competição olímpica este ano no Rio de Janeiro – após um interregno entre 2012 e 2014 – Phelps alcançou cinco medalhas de ouro e uma de prata e tornou-se o atleta com mais títulos olímpicos de sempre (23), aumentando o recorde de presenças no pódio para 28.
A nadadora Ledecky, de 19 anos, arrecadou quatro medalhas de ouro, uma de prata e estabeleceu ainda dois recordes mundiais.
Durante os Jogos Olímpicos do Rio2016, os Estados Unidos conseguiram 121 medalhas no total – entre elas 46 de ouro – quase o dobro das medalhas da Grã-Bretanha, segunda classificada com 67.
Na vertente paralímpica, os atletas mais votados da delegação norte-americana foram Tatyana McFadden, o nadador Brad Snyder e a equipa feminina de voleibol sentado. No que a medalhas diz respeito, os atletas paralímpicos alcançaram 115, atrás da China, Grã-Bretanha e Ucrânia.