Olímpico Simão Morgado regressa… no MIUS

2
  •  
  •  
  •  

O nadador olímpico Simão Morgado vai participar, a 12 de setembro, no Madeira Island Ultra Swim (MIUS), naquela que é a maior prova para nadadores de águas abertas de longa distância em Portugal e que marca o regresso da competição após a pandemia provocada pelo covid-19.

Único nadador português que participou seis vezes no Campeonato do Mundo e quatro vezes nos Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012), Morgado, que se retirou da competição em 2015, está inscrito na prova de 5km.

Os olímpicos brasileiros Ana Marcela Cunha, atual campeã do Mundo de águas abertas, e Allan do Carmo confirmaram a presença na prova de 10km. Ambos possuem um currículo de luxo e são, até ao momento, os principais trunfos da Associação de Natação da Madeira para este evento.

Pelo título mundial conquistado em 2019 na maratona de 10km, Ana Marcela Cunha já tem vaga garantida para os Jogos de Tóquio que se irão realizar em 2021, depois de já ter participado em Pequim-2008 e Rio de Janeiro-2016.

Já Allan do Carmo, também com presença olímpica em 2008 e 2016, terá ainda de lutar por uma vaga nos próximos Jogos, sendo o MIUS um bom teste para essa prova de qualificação.

A estes brasileiros juntam-se Julia Nina e Heitor Raiol, que contam com vários títulos nos escalões jovens, e Carol Hertel, que lidera o ranking brasileiro na distância de 10km.

Recorde-se que a Seleção Nacional vai fazer-se representar na prova madeirense com uma equipa de nove nadadores: Angélica André, Tiago Campos, Rafael Gil e Mafalda Rosa nos 30km; Diogo Cardoso e Mariana Mendes nos 20km; Martim Machado, Ana Rita Queiroz e Joana Rodrigues nos 10km.

Também o presidente da FPN, António José Silva, vai participar na prova de 1km, tal como Rui Barreto, secretário regional da Economia no Governo Regional da Madeira.

A olímpica Vânia Neves (Viana Natação Clube), que participou nos Jogos do Rio de Janeiro-2016, vai nadar os 20km, enquanto a paralímpica Simone Fragoso (Palmela Desporto), que esteve nos Jogos de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016, é outra das presenças na distância de 1km.

Destaque ainda para as confirmações de Susana Gomes (Clube Naval do Funchal), campeã do Mundo de masters, Mayra Santos (Clube Naval do Funchal), a primeira mulher a nadar a travessia de 42km entre Porto Santo e a Madeira. Ambas estão inscritas na prova de 30km.

Nos 5km, nota para as presenças de José Carlos Freitas (Sarasota Sharks Masters), medalhado em várias competições internacionais de masters, de António Bessone Basto (Algés e Dafundo), figura ímpar do desporto português e olímpico em Tóquio-1964, e de Emanuel Gonçalves (Clube Naval do Funchal), medalhado em várias competições internacionais de natação adaptada.

O evento integra provas em distâncias de 30km, 20km, 10km e 5km, todas elas em formato linear, non-stop, e, no âmbito da promoção da modalidade, haverá ainda uma prova na distância de 1km.

As provas, com chegada no Funchal, têm partida em diferentes locais para cada distância: Calheta (30km), Ribeira Brava (20km), Câmara de Lobos (10km), Porto Gorda (5km) e Barreirinha (1km).

Até ao momento estão inscritos 210 atletas.

Clique aqui para se inscrever.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários