Uma revolução tecnológica vai acontecer nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 em várias modalidades, entre as quais a natação, com o objetivo de ajudar as performances dos atletas ou na experiência visual dos espetadores.
Será instalado um marcador eletrónico debaixo d’água na pista de cada nadador para registar o número de voltas nas provas longas de 800m e 1500m livres.
O equipamento da Omega também exibe os parciais de cada volta. O atleta pode optar por o dispositivo não estar ligado no momento da prova. “Desobriga o atleta a pensar sobre onde ele está para poder focar mais na perfomance”, diz Eduardo Gayotto, responsável da competição de natação, ao site Rio2016.com.
O sistema foi usado pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Kazan, em 2015, e testado no Troféu Maria Lenk, evento-teste do Rio 2016. O contador, que tem cerca de 30cm por 20cm, fica próximo da viragem dos dois lados da piscina, a cerca de 10 metros da borda. “Assim que ele vira já vê quantos metros percorreu”, afirma Gayotto.
Foto: Rio 2016