Natação: Análise do Rendimento

  •  
  •  
  •  

Na Natação Pura Desportiva, o objetivo principal é percorrer as diferentes distâncias competitivas no menor tempo possível. Esta é uma verdade absoluta que quase todos nós nos esquecemos na altura de balanço de uns campeonatos regionais ou nacionais, ou seja, contabilizamos o número de medalhas e a nossa posição relativa em comparação com os outros clubes. Culturalmente, as medalhas vendem jornais, mas será que este balanço não influenciará a linha de pensamento futuro dos mais jovens?

Após a realização de um qualquer campeonato, somos inundados de informação nas redes sociais sobre classificações e sobre medalhas, medalhas e mais medalhas. Em qualquer Regional e em qualquer Nacional, o número de medalhas a distribuir é sempre o mesmo (mantendo o mesmo programa competitivo e escalões) e nem sempre a medalha atesta um excelente resultado.

Qualquer medalha ganha não pode ser analisada como uma evolução, mas sim como uma consequência de um rendimento. Daí que desde há alguns anos que anualmente os objetivos das minhas equipas não são mais do que percentagens de evolução desejadas e quantificadas. Os TACS zonais e nacionais, as medalhas regionais e nacionais, os recordes regionais e nacionais e as internacionalizações passaram a ser analisados como uma consequência do trabalho diário e da evolução alcançada.

Na época passada, com um total de 24 nadadores cadetes, 6 nadadores infantis, 5 nadadores juvenis, 2 nadadores juniores e 1 nadador sénior, a evolução foi a seguinte:

Nota: Os valores apresentados correspondem ao valor da média das 5 melhores pontuações FINA obtidas.

… E as consequências foram:

– 10 Internacionalizações (Meetings Internacionais em Portugal e Outras Competições Principais)

– 1 Presença no Campeonato do Mundo Júnior AA

– 2 Presenças na Taça da Europa de AA na Madeira

– 1 Presença na Taça Latina – Colômbia

– 1 Presença em Multinations Chipre

– 1 Presença nos Jogos da CPLP Cabo Verde

– 29 Presenças em Seleções Nacionais (Estágios e Internacionalizações)

– 4 Nadadores foram Campeões Nacionais

– 37 Pódios Nacionais

– 12 Pódios Zonais

– 1 Recorde Nacional

– 19 Recordes Regionais

 

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários