Nacional de Longa Distância pode ser integrado nos campeonatos de juvenis, juniores e absolutos

  •  
  •  
  •  

Está em cima da mesa a possibilidade do Campeonato Nacional de Longa Distância, habitualmente no final de fevereiro, ser integrado, na próxima época, no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, que decorre entre 25 e 28 de março de 2021, apurou o Chlorus.

Esta é uma das várias propostas da direção técnica da Federação Portuguesa de Natação que pretende levar a avante para 2020/2021.

A ideia, segundo a FPN, é “mudar a dinâmica do Campeonato Nacional de Longa distância”, que passa por “criar uma fase regional de apuramento (por associação territorial ou inter-AT), com uma prova de 3000 em piscina de 25 (2 por pista), que poderia ser englobada apenas como uma série em qualquer prova já existente do calendário regional”, calendarizada entre janeiro e fevereiro.

As provas de 5000 e 3000 metros passariam a ser disputadas depois das principais provas de fundo do Nacional de março.

Segundo a FPN, “o objetivo seria de, com a fase regional, aumentar o espectro de participação nas distâncias de fundo e minimizar os custos de deslocação dos clubes de dois momentos diferentes”, bem como “ter os nadadores no expoente máximo da sua preparação”.

Outra proposta da FPN para a próxima temporada é a “criação de Campeonatos Regionais (ou inter-regionais) de águas abertas, usando as provas que já existem no calendário”.

Para a FPN, “estas duas propostas, nomeadamente os campeonatos regionais em coordenação com a fase regional de 3000 p25, podem servir de base (com a inclusão de outros fatores de avaliação) para a direção técnica conseguir realizar ações técnicas com mais nadadores e aumentar a base de recrutamento de nadadores para a disciplina, sempre mantendo, por princípio, a exigência do processo”.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários