Miguel Pires: “Vamos com a ambição de ganhar”

  •  
  •  
  •  

Para Miguel Pires, Selecionador Nacional da equipa de Juniores femininos, ir a uma grande competição apenas participar é coisa do passado. Segundo o técnico, Portugal parte com a “ambição de ganhar jogos” no Campeonato da Europa, que se vai disputar em Novi Sad (Sérvia) de 20 a 27 de agosto.

“Habitualmente, nestes escalões, vamos para participar mas desta vez vamos com a ambição de ganhar jogos. Não sei se vai ser um, se vão ser dois, mas é esse o objetivo que a equipa tem bem presente”, reitera o treinador, em entrevista ao Chlorus.

Portugal está integrado no grupo C e vai medir forças com Rússia, Hungria e Bulgária. Se as duas primeiras “são de outro campeonato”, Miguel Pires considera que a última está ao alcance de Portugal.

“Rússia e Hungria são duas candidatas ao título europeu. A Bulgária é a equipa que espero que esteja mais nivelada connosco, contra a qual o jogo poderá e deverá ser mais nivelado. É uma das equipas a quem nós também queremos ganhar, uma equipa do nosso campeonato”, antevê.

A Seleção portuguesa parte para a Sérvia na próxima sexta-feira, dia 18, depois de um estágio de quinze dias. Foi a primeira vez que a equipa fez um estágio tão prolongado, que permitiu às jogadoras “concentrarem-se mais cedo na competição”, explica Miguel Pires. Apesar de não ter tido a companhia de nenhuma outra equipa, Portugal conseguiu realizar alguns jogos contra jogadoras e jogadores mais velhos, que acederam ao pedido da equipa técnica.

O Selecionador deposita confiança nas jogadoras e entende que a “ambição de competir” é a principal qualidade do grupo que orienta: “O foco das equipas de formação na competição foi mudando ao longo dos anos. No passado, tínhamos jogadoras que duvidavam delas próprias, neste momento vamos com 13, todas elas com vontade de jogar e de ganhar. Vamos viajar com 13 jogadoras, que são mesmo jogadoras”, conclui.

Para o treinador de 45 anos, só um campeonato perfeito por parte das suas atletas e um mau desempenho de alguns adversários permitirá a Portugal passar do sétimo lugar. A equipa lusa “tem capacidade para ficar entre a nona e a 12.ª posição”, o que não significa que o “vá conseguir”, acrescenta.

Portugal faz o primeiro jogo no domingo (20 Agosto), às 13H30 (hora local) frente à Hungria. No dia seguinte (21 Agosto) mede forças com a Bulgária, às 08H00. A partida frente à Rússia será na terça-feira (22 Agosto), às 13H30.

Convocadas:

Alexandra Silva (Lousada Séc. XXI)

Joana Monteiro e Beatriz Pereira (Gondomar)

Alice Rodrigues (CNAc)

Luana Silva e Ana Sousa (Paredes)

Ana Jardim e Maria Sande Sampaio (SL Benfica)

Madalena Lousa (Cascais WP)

Maria Margarida Serdoura e Marta Magano Fernandes (Fluvial Portuense)

Beatriz Magalhães e Cláudia Costa (Amarantus)

Quadro técnico e staff:

Jorge Cruz (Chefe de Delegação)

Miguel Pires (Selecionador Nacional)

Alexandra Chatillon (Treinadora Assistente)

Mariana Sarmento (Treinadora Assistente)

Ana Ferreira (Fisioterapeuta)

Créditos da foto: Facebook FPN

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários