Meeting Sra. Agonia “reúne condições para integrar Circuito Nacional”, afirma Rui Sardinha

  •  
  •  
  •  

Rui Sardinha, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN) para as águas abertas, considera que o Meeting Internacional Sra. da Agonia “reúne condições para integrar o Circuito Nacional”.

A competição, que tem a FPN como parceiro organizativo, realiza-se no dia 30 de julho, no rio Lima, junto à Marina de Viana do Castelo.

“Viana do Castelo é uma cidade que junta a beleza do seu rio Lima e do seu mar ao verde caraterístico da paisagem minhota. As competições em águas abertas de natação são provas de uma beleza extraordinária, quanto mais abarcarem a beleza dos lugares onde se efetuam, numa simbiose entre o humano e a ecologia. Esta é uma prova com um longo historial nas águas abertas em Portugal, onde grande parte dos nadadores gosta de marcar presença e desfrutar das boas condições da competição”, afirma, em entrevista ao Chlorus, o dirigente federativo.

“A FPN reimplementou o Circuito Nacional de águas abertas este ano. É uma prova que reúne todas as condições para se candidatar. O nosso contributo é quase sempre de ordem logística, quando nos é solicitado, e consultoria técnica. Estamos sempre abertos e disponíveis para ajudar todos aqueles que querem contribuir, de uma forma ou doutra, para a promoção, desenvolvimento e crescimento das águas abertas em Portugal”, refere o “vice” da FPN.

O crescente número de provas abertas em Portugal resulta, segundo Rui Sardinha, “de trabalho muito grande desenvolvido junto dos maiores parceiros da FPN na organização de provas – as autarquias e associações territoriais”.

“Estamos a crescer em quantidade, mas também em qualidade. Temos uma equipa de técnicos/consultores que, em conjunto com os técnicos das ATs e das autarquias, realizam um trabalho cada vez mais qualitativo na produção e organização dos eventos. Temos uma avaliação bem presente e atual das necessidades, quer logísticas, quer humanas, para que tudo decorra de acordo com o trajeto de desenvolvimento definido, e estamos a começar a projetar sistemas, com toda a engenharia e informática necessárias, para agilizarmos a produção de resultados em tempo bem mais útil do que aquele que é feito até agora”, revela o dirigente.

“Queremos ter cada vez mais nadadores a usufruírem e a gozarem o prazer de nadar em locais de inegável beleza, aliando-os ao desafio crescente da capacidade individual”, concluiu Rui Sardinha.

O campeão nacional Rafael Gil (Benfica), a olímpica Vânia Neves (Fluvial Portuense), José Marreiros (Sport Algés e Dafundo) e Hugo Ribeiro (Estrelas S. João de Brito) são alguns dos nomes confirmados no evento.

O IV Meeting Internacional de Águas Abertas Sra. D’Agonia, organizado pela Associação de Natação do Minho em conjunto com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, é composto pelas provas de 3.000 metros e de 1.500 metros com barbatanas e Mass Event.

Trata-se de uma competição pioneira em Portugal porque junta numa só prova as modalidades de natação e natação com barbatanas, proporcionando a todos os participantes uma experiência diferente e motivadora e a todos aqueles que assistirem um espetáculo mais rico e entusiasmante.

A prova destina-se a todas pessoas com condição física necessária à participação nesta atividade, bem como a atletas federados na Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), na Federação Portuguesa de Natação (FPN) e em outras federações nacionais e internacionais.

Será aberto a todas as pessoas, de ambos os sexos, nacionais e estrangeiros, incluídos nos grupos etários de competição de águas abertas regular e master.

A foz do rio Lima, com a cidade como pano de fundo, é o cenário para receber todos os atletas que pretenderem concluir os circuitos de 3000 e 1500 metros.

Os participantes habilitam-se a um sorteio de uma noite (com pequeno almoço) para duas pessoas num dos 75 hotéis de 4* e 5*.

O Chlorus é parceiro Media do Meeting Sra. D’Agonia. Todas as notícias, entrevistas e reportagem fotográfica sobre a competição aqui no seu jornal online de Natação.

Ainda não se inscreveu? Faça-o aqui.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários