Mais de 600 nadadores nos Nacionais do Funchal

 
  

São 629 nadadores (320 masculinos e 309 femininos) que estarão as disputar os respetivos títulos nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Seniores, que se realizam no Funchal entre quinta-feira e domingo, numa organização da Associação de Natação da Madeira e Federação Portuguesa de Natação, esperando-se que possam ser obtidos novos mínimos para o Europeu Absoluto em Glasgow, Europeu Júnior em Helsínquia e os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires.

O Sporting, com 36 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores em competição, seguido do Sport Algés e Dafundo com 34 e do Sport Lisboa e Benfica com 29.

Os olímpicos Alexis Santos, Victoria Kaminskaya, Tamila Holub e Vânia Neves são algumas das principais figuras presentes na prova.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada esta quarta-feira no local da prova, António José Silva, presidente da FPN, justificou a realização dos Nacionais como “uma clara aposta na descentralização da natação nacional com o apoio aos clubes e aos nadadores que competem no Funchal”, aproveitando “as excelentes condições existentes nas Piscinas da Penteada”.

“A FPN pretende, com esta organização, promover a natação em todo o território nacional, permitindo que jovens nadadores, assim com os nossos melhores especialistas, possam mostrar o seu valor na Região Autónoma da Madeira. Recordo que iremos organizar o Europeu de polo aquático feminino em setembro nesta excelente piscina da Penteada”, afirmou o líder federativo.

Já Avelino Silva, presidente da ANM, salienta que “a Madeira reúne condições únicas para a realização de grandes eventos desportivos na Penteada”.

Para o líder associativo, “o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, que será sucedido do Meeting da Madeira, na segunda-feira, é a prova de confiança da FPN, mas também dos clubes e nadadores que aqui estão presentes, esta é uma verdadeira forma de promoção e descentralização do desporto em Portugal”.

Por sua vez, José Machado, diretor-técnico nacional, reforçou que “o Funchal é uma oportunidade importante para os nadadores garantirem os mínimos de acesso às competições Internacionais de referência na corrente época desportiva”.

Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, expressou que “o Governo Regional pretende continuar a criar condições para que o desporto seja efetivamente uma realidade na Madeira” e “este evento nacional irá promover a natação na região, permitindo que as varias regiões, clubes e nadadores passam disputar uma competição de alto nível”.

João Pedro Vieira, vereador do desporto do município do Funchal, considera que “com a organização desta competição e de outras que irão decorrer no futuro nesta piscina, as entidades envolvidas na organização deste evento provem que é possível ultrapassar as distâncias que existem entre o continente e as ilhas, promovendo, assim, a continuidade territorial através do desporto”.

As competições decorrem ao longo de quatro jornadas, de quinta-feira a domingo todas a começar às 9h30 e às 17h00, com exceção de domingo que começa às 16h30.

Resultados em direto

Créditos da foto: António Silva Facebook

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários