Luís Fernandes acusa rivais de Lisboa de “aliciarem com míseras gorjetas um punhado de nadadores”

  •  
  •  
  •  

Luís Fernandes, responsável máximo da secção de natação do FC Porto, acusou, este domingo, os rivais de Lisboa de “aliciarem com umas míseras gorjetas um punhado de nadadores”, lê-se no site do clube.

Durante a Festa da natação do FC Porto, que decorreu no Auditório do Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e em que foram distinguidos todos que no último ano se destacaram com as cores azuis e brancas, o mais antigo dirigente da natação portuguesa passou ao ataque, num ano em que perdeu Diana Durães para o Benfica: “As práticas recentemente iniciadas pelos chamados grandes clubes da capital, aliciando com umas míseras gorjetas um punhado de nadadores, constitui, a nosso ver, uma chico-esperteza, de resultados nefastos ao progresso da natação portuguesa”.

Por outro lado, Luís Fernandes considerou que a proliferação de piscinas um pouco por todo o país é “um fator de promoção e democratização da modalidade até então centrada nos grandes centros”, destacando o papel da “fantástica Piscina de Campanhã”, aliada à integração da modalidade nas escolas Dragon Force, como fator determinante para a atração de jovens, que na sua ótica recolocarão o clube no topo da natação portuguesa.

No que respeita à festa, os primeiros a subir ao palco foram os 26 caloiros (atletas que em 2016 se federaram pela primeira vez), seguindo-se os cadetes (Kevins Apseniece e Mariana Cruz receberam o Prémio Evolução), e os infantis, sendo de realçar neste escalão a distinção de 11 campeões nacionais e o Prémio Evolução entregue a Catarina Pereira e Duarte Castro.

Subiram também ao palco a equipa de Masters, as juvenis campeãs nacionais Maria Carolina Silva, Beatriz Silva, Mariana Barbosa e Ana Rita Ramos (o juvenil Pedro Santos recebeu prémio de maior assiduidade e evolução) e a internacional Isabel Pêgo.

Nos juniores, foram distinguidos quatro campeões nacionais: Luís Soares, Pedro Neto, Tiago Soares e Diogo Manuel Costa, tendo o último recebido também o prémio de assiduidade por ter participado em 90 por cento do treinos (273), durante os quais nadou uns impressionantes 1492 quilómetros, o equivalente à distância entre o Porto e Ponta Delgada.

Outro momento alto da festa foi a chamada ao palco da formação octocampeã nacional feminina e a distinção de todos os colaboradores, técnicos e staff.

José Manuel de Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, entregou o último galardão da tarde à campeã Sara Oliveira, com a cerimónia a terminar pouco depois com todos os nadadores presentes a subirem ao palco, com o hino do FC Porto a fazer-se ouvir no auditório.

Foto: Site do FC Porto

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários