João Baeta, que em 2012 foi o primeiro a atravessar a nado o Mar de Timor entre a ilha de Ataúro e Díli, vai receber a Medalha de Mérito Municipal da Cidade de Santarém, informou aquele município.
O nadador tinha 18 anos quando fez a travessia de 28 quilómetros em águas abertas, com um tempo de 10 horas, 14 minutos e 57 segundos, numa prova em que enfrentou várias dificuldades provocadas pelas correntes fortes e esteve praticamente a nadar duas horas sem grandes avanços.
Um antes, João Baeta tornou-se também no mais jovem nadador de sempre a conseguir fazer a travessia de 15 quilómetros que separa as Berlengas de Peniche, ficando para a história como o quarto atleta a concluir este desafio, depois de Batista Pereira, na década de 60, e Miguel Arrobas e Nuno Vicente, em 2007.
A cerimónia, que se realiza esta terça feira, às 18h30, na Nave Desportiva Municipal de Santarém, pretende enaltecer os resultados e prestações dos jovens atletas do concelho, nos quadros competitivos do Desporto Escolar, Especial e Federado.
João Baeta, de 22 anos, é nadador da Scalabisport.
No âmbito da Semana Europeia do Desporto, que se prolonga até dia 30, a Viver Santarém convida a população do concelho com idade superior a 15 anos a participar graciosamente nas aulas da Escola Municipal de Natação de Santarém.