
Gabriel Lopes, com o tempo de 1.58.56 seg., estabeleceu um novo recorde pessoal aos 200m estilos, tendo-se classificado em 21º lugar. Na mesma prova Alexis Santos, atual detentor do recorde nacional absoluto, com o tempo de 1.58,19 seg. obtido em 2019, fez o tempo de 1.59,32 seg. ficando em 28º lugar da geral.
Ambos os nadadores entraram na prova determinados a conseguir um bom resultado.
Gabriel Lopes, além dos dois percursos iniciais de mariposa e costas, realizou um excelente percurso de bruços que lhe permitiu virar aos 150 metros ligeiramente à frente do húngaro Laszlo Cseh, medalhado olímpico, que acabou em segundo lugar da série. Com um crol mais ajustado ao nível das técnicas anteriores, o Gabriel poderá melhorar ainda mais o seu tempo.
Alexis Santos, com os dois primeiros percursos ao seu nível, acabou por quebrar nas técnicas de bruços e crol, revelando um padrão de prova que não lhe é habitual, pois é um nadador que normalmente termina forte.
O acesso às meias-finais dos 200m estilos fechou com o tempo de 1.58,15 seg.
Francisco Santos, que nadou a prova de 200m costas em 1.58,58 seg., terminou em 22º da geral, ficando longe do seu melhor tempo alcançado recentemente no Meeting do Porto, com o tempo de 1.57,06 seg. e que constitui o atual recorde nacional absoluto. O Francisco é um atleta jovem que, nestes últimos três meses, retirou mais de dois segundo ao seu recorde pessoal. Necessita de competir mais vezes a nível elevado, para poder consolidar as “aprendizagens” recentes e tentar elevar a sua performance.
O acesso às meias-finais dos 200m costas fechou com o tempo de 1.57,85 seg.