A Federação Portuguesa de Natação (FPN) lançou, esta semana, a primeira edição do Jornal PAN, no âmbito do programa Portugal a Nadar (formato digital).
“Neste jornal, os leitores terão acesso a várias informações nacionais, a entrevistas a atletas de elite, a passatempos, entre outros assuntos”, lê-se no site da FPN.
Segundo a FPN, “surgirá também a newsletter PAN que reproduzirá alguns dos conteúdos presentes no jornal”.
“A Federação Portuguesa de Natação pretende aumentar a diversidade e os meios de comunicação disponíveis para as entidades aderentes ao PAN, assim como divulgar as parcerias estabelecidas com a FPN, de acordo com o compromisso assumido no final da época desportiva passada”, pode ler-se ainda no site da FPN.
O presidente António José Silva refere, no editorial da nova publicação, que a modalidade tem um “um papel de vanguarda” no desenvolvimento desportivo em Portugal. “Desde a primeira hora que entendemos a Natação como motor de desenvolvimento nacional. Lutamos por mais e melhor Natação para Portugal. Nesse sentido, só com a promoção da prática generalizada das atividades aquáticas, em todas as regiões de Portugal, é possível desenvolvermos uma verdadeira cultura desportiva e, em simultâneo, ambicionamos uma melhor e maiores qualidades nas disciplinas competitivas”, escreveu o líder federativo recentemente eleito para novo mandato.
“O PAN é um dos programas que resultam do Plano Estratégico da FPN (PEFPN – 2014-2024), delineando uma orientação de base que pode (e deve) ser seguida nos próximos oito anos. Pretendemos, com este projeto, alargar a Família da Natação para os níveis médios europeus. Entendemos que, só com uma visão integrada das disciplinas aquáticas, desde o simples praticante ao atleta de alta competição, é possível desenvolver a modalidade de uma forma sustentada”, conclui o dirigente máximo da FPN.