A Federação Portuguesa de Natação e o Sporting Clube de Portugal manifestaram, esta sexta feira, em carta enviada ao Presidente da República, a sua estranheza pelo facto de Alexis Santos, medalha de bronze nos Campeonatos da Europa de Londres de piscina longa na prova de 200 estilos, ter estado na cerimónia de receção aos atletas olímpicos e perceber que a modalidade de natação tinha um tratamento inferior à modalidade atletismo, naquilo que é o reconhecimento dos êxitos pelo mais alto dignatário da Nação, lê-se no site da FPN.
“Naturalmente sabemos que isso não é verdade e que só, por um lapso de aconselhamento ou informação, tal terá acontecido”, admite a FPN e o Sporting Clube de Portugal em carta que se pode ler na íntegra em baixo.
Exmo. Senhor Presidente da República Portuguesa
Excelência,
Em nome da Federação Portuguesa de Natação e do Sporting Clube de Portugal, queremos manifestar a nossa congratulação pelo reconhecimento público e condecoração aos atletas medalhados nos Campeonatos da Europa de Atletismo e Canoagem, numa manifestação que consideramos de elevado valor simbólico para o desporto português e como reconhecimento do manifesto trabalho, empenhamento e vontade dos atletas, técnicos, dirigentes naquilo que é o propósito contínuo de guindar o nosso País na disputa ao mais alto nível dos lugares cimeiros do desporto europeu e mundial.
Não sendo nosso propósito discutir critérios que estarão na base das condecorações, não vislumbramos qualquer diferença entre uma medalha de bronze obtida pelo nadador português e do Sporting Clube de Portugal Alexis Santos em 18 de maio p.p. nos Campeonatos da Europa de Londres de Piscina Longa na prova de 200 Estilos, classificação essa que não era conseguida desde o ano de 1980 por qualquer nadador nos referidos campeonatos, e a medalha de bronze obtida com grande mérito pelo atleta Tsanko Arnaudov.
Pelo fato assinalado, e reconhecendo que, garantidamente, não haverá o propósito de V. Exa. de menorizar o êxito alcançado pela natação portuguesa por intermédio de Alexis Santos, que, em valor desportivo, é semelhante ao alcançado por Tsanko Arnaudov, solicitávamos a sua reflexão e o reconhecimento do citado nadador com o mesmo grau de distinção, a bem da sua motivação e da necessária igualdade de tratamento de casos semelhantes.
Queremos referir que não terá sido agradável para Alexis Santos ter estado na cerimónia de receção aos atletas olímpicos e perceber que a modalidade de Natação tinha um tratamento inferior à modalidade Atletismo, naquilo que é o reconhecimento dos êxitos pelo mais alto dignatário da Nação. Naturalmente sabemos que isso não é verdade e que só, por um lapso de aconselhamento ou informação, tal terá acontecido.
Para terminar, queremos manifestar o nosso apreço por sentirmos que sua Excelência manifesta um outro olhar para o desporto a que há muito não estávamos habituados.
Com a máxima estima e consideração, subscrevemo-nos
António José Rocha Martins da Silva
Presidente da Federação Portuguesa de Natação