A Federação Portuguesa de Natação (FPN), com o objetivo de relançar os saltos para a água em Portugal, vai organizar, em setembro, um estágio em Loulé, anunciou esta segunda-feira a FPN.
“Ficou definido o início do processo de ativação da disciplina de saltos para a água com um estágio a realizar em setembro de 2018 em Loulé, conduzido por Hana Novotna [membro do comité técnico da FINA], onde a par da capacitação de saltadores se iniciará o processo de formação de árbitros nesta área, em estreita cooperação com a Associação de natação do Algarve”, lê-se no site federativo.
Este projeto, segundo a FPN, “terá o apoio da comissão para o desenvolvimento técnico da FINA”, na sequência de uma reunião realizada no dia 6 entre o presidente António José Silva e Hana Novotna, também vice-presidente da Federação Checa de Natação.
Ainda segundo a FPN, “da reunião saiu o entendimento de alguns países europeus (Portugal, República Checa, Eslováquia, Croácia, Áustria e Holanda) se envolverem num projeto para capacitação dos clubes no âmbito da natação artística e do polo aquático, com ações comuns entre estes Países, já a partir da próxima época”, sendo as atividades “acordadas pelas respetivas direções técnicas”.
Recorde-se que a disciplina de saltos para água foi suspensa pela FPN em 2001, então sob a liderança do presidente Vítor Nogueira.