O centenário Clube Fluvial Portuense, associação desportiva mais antiga das cidades do Porto e Gaia e terceira mais antiga de todo o país, celebra, esta sexta-feira, o seu 146.º aniversário.
As comemorações iniciam-se na manhã de amanhã, na sede do Fluvial, com uma cerimónia intimista e simbólica do hastear da bandeira do clube, na qual estarão presentes os elementos que compõem os corpos sociais da instituição desportiva.
As celebrações vão culminar com a Gala dos Campeões 2022, agendada para as 21h00, numa unidade hoteleira da cidade do Porto.
Neste evento serão homenageados os mais de 230 atletas que se sagraram campeões nacionais (198 atletas), recordistas nacionais (17) ou que representaram Portugal ao serviço da Seleção Nacional (22), na época 2021/2022, nas modalidades de natação pura, natação artística, natação adaptada, natação master, águas abertas, polo aquático e remo.
No panorama internacional destaque para Inês Dubini, primeira atleta de natação artística do Fluvial a participar num Campeonato do Mundo Absoluto, com apenas 16 anos, sendo então a mais jovem nadadora da comitiva lusa naquela competição.
O acontecimento contará com a presença de cerca de 300 pessoas, entre atletas, sócios do Fluvial e, pela primeira vez desde há vários anos, um membro do Governo, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, entre outras figuras políticas do Porto e Vila Nova de Gaia. O Fluvial Portuense conta atualmente com mais de 3.600 sócios e cerca de 550 atletas, dos quais aproximadamente 350 são da formação, com uma média de idades a rondar os 15 anos. O clube conta ainda com 1.500 crianças a aprender a nadar na Escola Aquática.