FINA volta atrás e permite participação de dois russos

 
  

A Federação Internacional de Natação (FINA) reconsiderou, esta terça feira, um veto anterior e autorizou a participação dos russos Nikita Lobintsev e Vladimir Morozov nos Jogos Olímpicos Rio’2016, anunciou o representante legal dos atletas, Artiom Patsev.

“Morozov e Lobintsev foram autorizados pela FINA a competir nos Jogos Olímpicos”, afirmou Patsev à agência noticiosa russa TASS.

Nikita Lobintsev, medalhado nos Jogos Pequim’2008 e Londres’2012, e Vladimir Morozov, que subiu ao pódio olímpico há quatro anos, tinham sido impedidos de participar por incumprimento dos requisitos do Comité Olímpico Internacional (COI) em matéria de doping.

A USADA, a Agência Mundial Antidopagem dos Estados Unidos, país onde treinam os dois nadadores, declarou no passado fim de semana que não tinha quaisquer impedimentos à participação de Morozove Lobintsev nos Jogos Rio’2016, que começam sábado.

A FINA vetou a participação de cinco nadadores nos Jogos, por estes terem sido sancionados, no passado, pelo Comité Olímpico da Rússia.

Depois da divulgação de um relatório sobre o sistema de doping no desporto russo, o COI decidiu não suspender toda a delegação, atribuindo às federações internacionais o poder de fazer a sua própria triagem.

A autorização final de participação será tomada por um painel de três membros do Comité Olímpico de Internacional (COI) encarregado de avaliar as listas enviadas pelas federações internacionais de modalidade.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários