Fernando Madeira, melhor nadador de sempre nos anos 50

  •  
  •  
  •  

Nas minhas histórias da natação, quero recordar uma figura que deixou marcas importantes no decorrer dos anos 40 a 60. Esse senhor chama-se Fernando Esteves Madeira, nasceu no mesmo ano que eu nasci, apenas sou mais velho por um mês. Falar desta personagem faz-me lembrar outras figuras dos seus tempos, no Sport Algés e Dafundo, como por exemplo: Eduardo Barbeiro, Eurico Perdigão, José Sacadura, Guilherme Patroni, Leonel Sousa Gomes, Zeca Borges e muitas outras figuras que muito deram à modalidade.

Antes, lembrar essa figura que Hermano Patrone, foi o “pai” desta dinastia de nadadores, com a sua paciência e conhecimentos técnicos, que levou a natação portuguesa ao mais alto pedestal que foram os Jogos Olímpicos.

Fernando Madeira, desde muito novo, começou a dar nas vistas como um futuro muito promissor.

Na categoria de iniciados, integrado numa estafeta de 4×100 estilos, alcançou o seu primeiro recorde absoluto. Era uma época em que nas categorias de iniciados, hoje infantis, não podiam participar em provas para além dos 200 metros.

Até que, com 16 anos, foram excecionalmente autorizados pela Direção Geral da Educação Física e Desportos para competir num Portugal e Espanha, em Palma de Maiorca, numa prova de 400 livres. Aqui, começou a dar nas vistas, com fartas referência em Espanha.

A partir do ano em que passou à categoria de júnior, foi constante a conquista do novos recordes de categoria e absolutos e foi em encontros internacionais com clubes estrangeiros que nos visitavam, onde o seu nome vinha mais à baila.

Nos anos 50, diga-se, foram os de maior valia-técnica nunca vista na natação portuguesa, era somar recordes atrás de recordes. Era impressionante a sua estrutura física e muito disciplinada na sua preparação que tinha no seu treinador, com um filho adotado. Foi somar uns atrás de outros, até que chegou aos 76 recordes.

Nesta história dos recordes tem uma curiosidade, o seu primeiro e o último foram conquistados ao Mário Simas.

Primeiro a derrubar o mito Batista Pereira nas travessias

Fernando Madeira, já em júnior, participou em diversas competições e na altura não tinha adversário que lhe fizesse frente, até nas travessias e provas de mar ele as dominava.

A Travessia do Tejo, entre Trafaria e Algés, era a mais clássica na altura que durante muitos anos era dominada pelos nadadores do Alhandra, constituída por Baptista Pereira, Jofre de Carvalho, Manuel Pinhão, muitos outros alhandrenses que na altura se intitulavam como “Crododilos do Tejo”.

Foi em 1950, na citada travessia, que se assistiu ao derrube da superioridade alhandrense. O nadador do Algés venceu, numa luta constante na entrada da ponta final, com um pouco de avanço. Aqui também com a experiência do treinador e guia que soube conduzir até perto da final, aqui venceu pelo seu impressionado sprint.

Daqui em diante, Batista Pereira dedicou-se a competições de longas distâncias, onde se tornou famoso.

Nos anos seguintes, Fernando tornou-se um mito da natação portuguesa, foi somar sucessos atrás de sucessos, em recordes e na conquista de títulos nacionais e absolutos era uma referência da natação portuguesa, competiu em diversas provas internacionais em vários países.

Aqui, teve participação olímpica em Helsínquia, participou na prova 100 livres e nos jogos de polo aquático.

Eu sou a maior testemunha de tudo, porque vivi a sua carreira como nadador e colaborador em jornais para sempre valorizar a sua modalidade com uma grande paixão.

Ao Fernando desejo muitas felicidades e sorte da sua recuperação do seu estado de saúde e vamo-nos encontrar em Algés, na altura do lançamento do livro do Toni.

Desculpa Fernando, sei que não gostas destas coisas, tu mereces tudo quanto se diga a figuras da natação ao nosso País.

Um abraço companheiro!

20190807_114836 (1)

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários