
A Federação da Austrália iniciou discussões sobre uma competição nacional ou internacional virtual substituta para seus atletas, caso os Jogos Olímpicos de Tóquio sejam cancelados, disse o presidente Kieren Perkins ao jornal The Weekend Australian.
Os organizadores foram forçados a reiterar seu compromisso de realizar os Jogos em julho e agosto, depois de um relatório indicar na sexta-feira que o governo do Japão concluiu que os Jogos teriam que ser cancelados por causa da pandemia COVID-19.
“Se o pior acontecer e Tóquio for cancelado, para os nossos atletas que tiveram a oportunidade de se preparar e trabalhar tanto por tanto tempo para chegar a este momento, acho que cabe a nós dar a eles a melhor chance de, pelo menos, se testarem e ver o que esse trabalho criou”, afirmou o líder do organismo australiano ao jornal daquele país.
“Estamos preparando, com base no que está a acontecer, para que nossos nadadores estejam prontos, nossas provas prossigam. Se os próprios Jogos forem cancelados, o que podemos fazer para aproveitar o facto de que nossos atletas estão prontos? É uma questão em aberto… se faremos nosso próprio encontro ou talvez possamos fazer um encontro virtual com alguns de nossos principais competidores. É um ponto de interrogação em aberto no momento, mas vamos preparar-nos e ter planos alternativos”, frisou.