Favoritos, ‘outsiders’… o sonho é o mesmo!

 
  

Angélica André e Rafael Gil, campeões nacionais nos 10km, partem como favoritos no lote dos portugueses que ambicionam garantir um lugar nos Jogos Olímpicos na maratona de qualificação de 10km que se realiza este fim de semana na baía de Setúbal, embora não se possa descartar a possibilidade de Vasco Gaspar e Vânia Neves lutarem por uma vaga para o Rio de Janeiro.

Angélica André (Fluvial Portuense), de 21 anos, tem sido o grande ‘motor’ no feminino depois de nomes como Daniela Inácio – participou nos Jogos de Pequim em 2008 – e Daniela Pinto. Tem somado títulos nacionais e é uma presença assídua nas principais competições internacionais. No ano passado, precisamente em Setúbal, na etapa da Taça do Mundo, conseguiu um histórico resultado que há muito procurava: quinto lugar.

A nadadora portuguesa tem ainda, como classificações mais sonantes, um terceiro lugar na prova de 10km da Madeira 2014, quinto lugar nos 5km da Taça Europeia de Istambul em 2014, segundo lugar na Taça da Europa da Madeira em 2015, quarto lugar na prova de elite da Taça de França, oitavo e 10.º lugar na etapa da Taça do Mundo de Viedma em 2015 e 2016, respetivamente, e 12.º lugar nos 5km do USA Swimming Open Water National Championships, na Flórida.

Rafael Gil (SFUAP), de 19 anos, é o mais jovem da seleção portuguesa, mas aquele que mais tem evoluído nos últimos anos.

Ainda à procura de um grande resultado internacional, o nadador da SFUAP tem em Setúbal uma oportunidade de ouro para se afirmar como o sucessor natural de Arseniy Lavrentyev, olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012.

O atleta português, recordista em piscina nos 1500 livres, foi 41.º no último Mundial de Kazan em águas abertas e 13.º no USA Swimming Open Water National Championships.

Vânia Neves (Fluvial Portuense) e Vasco Gaspar (SFUAP) são ‘outsiders’ e podem ter uma palavra a dizer.

Apesar de não ter participado, este ano, em qualquer prova internacional, a nadadora do clube de Lordelo do Ouro, de 25 anos, em entrevista recente à revista Nortágua, afirmou que está ciente que as ‘fichas’ dos portugueses estão depositadas em Angélica André, mas nem por isso deixa de acreditar que pode estar nos Jogos Olímpicos, “tudo pode acontecer”. A atleta de Castelo do Neiva foi segunda classificada no Nacional de 10km e no ano anterior foi 17.ª na etapa da Taça do Mundo de Viedma e 37.ª em Cozumel.

Já Vasco Gaspar (SFUAP), de 25 anos, é o mais internacional da equipa das quinas e por isso o mais experiente neste tipo de competições de ‘mata-mata’.

Ganhou – segundo classificado – no ‘ombro a ombro’ a Hugo Ribeiro no Nacional de 10km, em Castelo de Bode, e surge em Setúbal em crescendo de forma. O nadador português foi este ano 31.º na etapa da Taça do Mundo da Patagónia. Tem no seu currículo um 15.º lugar na etapa de Viedma, um 23.º posto em Abu Dabi e um 18.º lugar nos Europeus de Eilat.

São 119 nadadores da elite mundial de águas abertas, em representação de 49 países, que estarão a competir pelas derradeiras 30 vagas (15 masculinas e 15 femininas) na prova de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a realizar, pela segunda vez consecutiva, na Baía do Sado, em Setúbal, no sábado (feminino, 16h00) e domingo (masculino, 16h00).

Portugal está representado com Angélica André, Vânia Neves, Rafael Gil e Vasco Gaspar que procuram uma vaga em cada setor na prova de 10 km de águas abertas dos Jogos Olímpicos que se disputa no mar da Praia de Copacabana, nos dia 15 e 16 de agosto.

O sistema de classificação para os Jogos do Rio 2016 é o mesmo utilizado em Pequim 2008 e Londres 2012: 25 nadadores de cada sexo são selecionados a partir do Mundial de Kazan, em 2015 – 10 já o conseguiram –, e da prova de qualificação de Setúbal, onde sairão os restantes 15 – classificam-se os 10 primeiros e mais 5 (um de cada continente).

O Chlorus é parceiro Media e está a acompanhar ao pormenor tudo sobre a competição.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários