Etiene Medeiros absolvida em caso de doping

 
  

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da natação declarou que a nadadora Etiene Medeiros é inocente no caso de exame antidoping positivo para a substância proibida fenoterol, informou, esta quinta feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), abrindo caminho para a atleta disputar a olimpíada do Rio de Janeiro.

O Tribunal Arbitral do Desporto ainda pode recorrer da decisão, no entanto, mesmo que isso aconteça, não deve haver tempo suficiente para que a nadadora seja julgada até os Jogos, que começam a 5 de agosto.

“Foi uma vitória que permitiu que ela participe dos Jogos Olímpicos”, disse à Reuters o advogado da atleta, Marcelo Franklin, do escritório Franklin Advogados, acrescentando que “as provas são robustas pela inocência”, sem divulgar os argumentos da defesa, uma vez que o caso não está encerrado.

Em sessão de julgamento na noite de quarta feira, o STJD decidiu por unanimidade “que nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta, declarando assim a sua inocência”, disse a CBDA em comunicado.

A substância encontrada na amostra de Etiene Medeiros é usada na medicina como antiasmática, mas consta na lista de elementos proibidos no desporto, pois também pode ter um efeito estimulante.

O teste foi realizado na atleta de 25 anos em 8 de maio, período fora de competições, e a contraprova confirmou o resultado positivo.

Etiene Medeiros está entre as principais nadadoras do país, tendo alcançado o mínimo olímpico para as provas dos 50m e 100m livres e 100m costas, além de fazer parte da estafeta feminina do Brasil.

A última vez que Etiene Medeiros esteve em Portugal foi em 2014 quando participou no Meeting Internacional do Porto, sendo ‘dona’ do recorde da competição nos 50 costas.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários