Douro Bridges com recorde de participantes em edição dedicada ao “Duque” da Ribeira

 
  

A segunda edição da Douro Bridges Porto & Gaia Open Water 2023, que se realiza este domingo, vai contar com um número recorde de 260 nadadores inscritos, num ano em que a Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) homenageia o “Duque” da Ribeira.

A prova, organizada em parceria com os Municípios do Porto e Vila Nova de Gaia, integra o Circuito Nacional de águas abertas e tem início, às 09h30, na Ribeira do Porto e chegada na praia contígua à Douro Marina, numa distância de 4km.

Dos participantes confirmados, destaque para a presença dos vencedores da primeira edição: o olímpico Tiago Campos e Mafalda Rosa, ambos do Clube de Natação de Rio Maior. Nos Jogos do Mediterrâneo de Praia, que se realizaram recentemente em Heraklion (Grécia), Mafalda Rosa conquistou a medalha de prata na prova feminina de 5km e Tiago Campos garantiu o bronze na competição masculina.

Vânia Neves (Viana Natação Clube), olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, também confirmou a presença na Douro Bridges, à semelhança dos líderes dos Circuito Nacional: Diogo Nunes (Colégio Efanor) em masculinos e Helena Rodrigues (Condeixa Aqua clube).

A ANNP decidiu, nesta edição, homenagear Deocleciano Monteiro, conhecido por “Duque” da Ribeira, uma figura ímpar e carismática do Porto, numa iniciativa que conta com o apoio da Duque da Ribeira – Associação Memória, Altruísmo e Solidariedade (DRAMAS).

Além da partida ser na Ribeira do Porto, onde está um busto de homenagem ao “Duque”, a meta na praia contígua à Douro Marina de Vila Nova de Gaia está localizada na Avenida Deocleciano Monteiro.

O “Duque” está indissociavelmente ligado às provas de águas abertas no Douro. O “guardião” do rio foi timoneiro de vários nadadores conceituados em provas de rio, como Baptista Pereira ou José Freitas, orientando-os no seu barco a várias vitórias. Poucos conheciam as correntes do rio como o “Duque”.

No dia 10 de junho de 1964, a Associação de Natação do Porto (anterior designação da atual Associação de Natação do Norte de Portugal) condecorou o “Duque” da Ribeira com a Medalha de Serviços Distintos.

Estreada no ano passado com grande sucesso, a Douro Bridges Porto & Gaia Open Water marcou o regresso ao rio Douro das provas de águas abertas que não aconteciam há 43 anos. A Travessia do Porto a Nado, a mais emblemática de todas as provas que se realizou no Rio Douro, teve início em 1916 e a última edição decorrera em 1979.

O evento, que decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação (FPN), é organizado pela ANNP em parceria com os Municípios do Porto e Vila Nova de Gaia.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários