Diogo Ribeiro sagrou-se, esta segunda-feira, campeão do mundo dos 50 metros mariposa dos Mundiais aquáticos, conquistando a sua segunda medalha na disciplina.
Em Doha (catar), o atleta português nadou a distância em 22,97 segundos, ficando à frente do norte-americano Michael Andrew (23,07s) e do australiano Cameron McEvoy (23,08s).
A saída da plataforma não foi a ideal, mas Ribeiro conseguiu superar esse obstáculo e nadou até à vitória. “Não tenho palavras neste momento. O início não foi bom, mas estou tao contente por ser campeão do mundo”, afirmou o jovem, de 19 anos, após o final da prova.
Em 2023, em Fukuoka (Japão), Diogo Ribeiro tinha dado a primeira medalha a Portugal em Mundiais de natação, ao ser segundo na final de 50 metros mariposa, tornando-se já este ano no primeiro luso a chegar a duas finais. O nadador do Benfica, recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, está ainda inscrito nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa dos Mundiais de 2024, distâncias nas quais já tem garantido o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024.
Por sua vez, a portuguesa Camila Rebelo terminou hoje na 10.ª posição as meias-finais dos 100 metros costas dos Mundiais aquáticos, com 1.00,91 minutos, a apenas 23 centésimos da neerlandesa Maaike de Waard (1.00,68), que ficou com o oitavo lugar no somatório das duas meias-finais e último de acesso à final.
Tal como tinha acontecido nas eliminatórias, a norte-americana Claire Curzan foi a mais rápida, ao nadar em 58,73 segundos.
Créditos da foto: FPN/Simone Castrovillari