Doha-2024: De olhos em Paris para 15 portugueses

  •  
  •  
  •  

Portugal vai estar representado por um total de 15 atletas em três das seis competições dos Mundiais de desportos aquáticos, a partir de sexta-feira, em Doha, em busca de vagas nos Jogos Olímpicos Paris-2024.

Os Mundiais Aquáticos, que decorrerão até 18 de fevereiro, sob a égide da World Aquatics (antiga Federação Internacional de Natação), juntam mais de 2.600 atletas, de 197 países, que vão competir em provas de natação artística, natação pura, águas abertas, polo aquático, saltos para a água e saltos ornamentais.

Portugal entra em competição na natação artística, que começa na sexta-feira, com o dueto formado por Cheila Vieira e Beatriz Gonçalves, que ambiciona uma inédita presença nos Jogos Olímpicos deste ano.

Nas provas de águas abertas, que começam no sábado, Portugal vai ter quatro representantes, também em busca da qualificação para Paris-2024, entre os quais os dois que marcaram presença nos Jogos Tóquio-2020, disputados em 2021.

Ainda sem lugar garantido em Paris, Angélica André, Mafalda Rosa, Tiago Campos e Diogo Cardoso vão disputar as provas individuais de 10 e cinco quilómetros, e a estafeta mista de 4×1.500 metros.

Na competição de natação pura, que decorrerá entre 11 e 18 de fevereiro, no Aspire Dome, Portugal estará representado por nove nadadores, entre os quais Diogo Ribeiro, Camila Rebelo e Miguel Nascimento, três dos quatro portugueses que já garantiram mínimos para os Jogos na modalidade.

Numa lista na qual não figura, devido a problemas físicos, João Costa, também já apurado para Paris, constam ainda Ana Rodrigues, Francisca Martins, Mariana Cunha, Tamila Holub, Gabriel Lopes e Francisco Quintas.

Em julho de 2023, nos Mundiais disputados em Fukuoka, no Japão, Portugal esteve representado por um total de 14 nadadores, tendo obtido os melhores resultados de sempre, e a primeira medalha em Mundiais, conseguida por Diogo Ribeiro, nos 50 metros mariposa.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários