Direção Técnica reuniu com nadadores candidatos a ingressar em Rio Maior

  •  
  •  
  •  

A Direção Técnica Nacional reuniu, esta semana, com 23 nadadores candidatos a ingressar no Centro de Preparação para o Alto Rendimento, em Rio Maior, que foram acompanhados dos seus encarregados de educação bem como dos respetivos treinadores para cumprirem um conjunto de atividades.

“A finalidade última do convite foi a de saber quais estariam dispostos a ingressar no CAR Rio Maior, beneficiando da carreira dual Desporto/Estudos, que ali se pratica, tendo em vista um Plano de Carreira Desportiva na Natação, sem olvidar a imprescindível Formação Académica, seguindo o Lema Sucesso Desportivo igual a Sucesso Escolar impulsionado pelo programa UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola”, afirmou José Sacadura, diretor da FPN e Gestor de Centros de Treino da FPN, em declarações ao site da FPN.

“Dos convites enviados responderam 23 jovens promissores nadadores que devidamente acompanhados cumpriram um programa de dia e meio de atividades com observação direta dos Pais, que ficaram alojados junto deles no Centro de Estágios.  Estes tiveram oportunidade de assistir a uma Sessão de Esclarecimentos acerca do que é a vida de um nadador no CAR Rio Maior, das valências que este centro possui, dos apoios fornecidos e também conheceram ‘in loco’ todas as Instalações da residência desportiva, do circuito diário dos nadadores residentes e, principalmente, foram esclarecidos do que é o programa de apoio escolar UAARE”, referiu José Sacadura.

Segundo a FPN, esteve presente o coordenador nacional das escolas que já beneficiam deste programa de apoio, Vítor Pardal, acompanhado de Luís Deus, tutor dos atletas das várias modalidades que frequentam a Escola Secundária de Rio Maior. Questões como Apoio ao Estudo (explicações de dúvidas nas matérias, preparação para testes e exames, recursos educativos digitais), ausências dos estudantes para estágios e competições (recuperação de matérias, blocos de notas digitais e Professores acompanhantes e uma Sala de Aula específica para estes apoios (Sala Aprender +) na Escola Secundária foram alguns assuntos abordados ao longo de duas horas.

Diva Cobra, administradora da Empresa Municipal Desmor, entidade que gere o complexo Desportivo Municipal, colaborou na organização desta Clínica e anunciou que o Centro de Estágios vai ter, nas suas Instalações, igualmente uma ‘Sala Aprender +’ que permite colaborar no ensino presencial e no ensino à distância.

O diretor-técnico nacional júnior Bruno Dias e Daniel Marinho, responsável pelo Gabinete de Avaliação e Controlo do Treino, explicaram as metodologias de trabalho bem assim como a razão de ser das suas escolhas e critérios empregues.

Rita Hipólito, como nutricionista que lida diretamente com os nadadores, explicou o que tem observado de hábitos alimentares de cada um e as recomendações que faz tendentes a aproveitarem do melhor modo as ementas elaboradas tendo em vista o esforço diário despendido e as várias fases da época desportiva.

Na parte prática, os jovens nadadores tiveram sessões de treino e de trabalho no ginásio, tendo feito no último dia um treino conjunto com os atletas que estão a residir no CAR.

 

“Pelo que observamos, estamos convencidos que a iniciativa conseguiu os seus objetivos e ao vermos jovens de Castro de Aires, Vagos, Salvaterra de Magos, Torres Novas, Torres Vedras, Fafe, Benedita, Paços de Ferreira, entre outros, sentimos que o alargamento do espaço territorial a fornecer talentos para a natação desportiva não sofre dúvidas. Assim se tenham condições para que se possam aproveitar”, concluiu José Sacadura.

Os responsáveis da FPN aguardam agora pelo surgimento de candidaturas ao regime residencial no CAR Rio Maior.

Créditos da foto: FPN

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários