Covid-19: FPN apela à criação de um plano de regulamentação para espaços cobertos

  •  
  •  
  •  

A Federação Portuguesa de Natação e as congéneres de ginástica e ténis de mesa apelaram esta segunda-feira ao Governo e ao Presidente da República para que seja criado um plano de regulamentação dos desportos em espaços cobertos, durante a pandemia da COVID-19.

Num comunicado conjunto, que conta também com a assinatura da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), as três federações lamentam que apenas a I Liga de futebol e as atividades ao ar livre tenham sido “objeto de qualquer tipo de referência ou regulação”.

“É assim que se apela para que seja promovida a regulamentação da retoma faseada da atividade desportiva em espaços cobertos, completando assim a regulamentação em vigor e evitando uma discriminação negativa de uma parte importante da população portuguesa que assim se vê privada dos conhecidos benefícios da atividade desportiva ao nível físico, emocional e social, com graves prejuízos para a sua condição de saúde geral”, lê-se no comunicado.

Os organismos consideram que as medidas governativas para o desporto “ficaram muito por definir” durante o estado de calamidade e que ainda não foi apresentada qualquer justificação para a “omissão de regulamentação atual relativa ao exercício físico e à atividade desportiva em espaços cobertos”.

“As instalações cobertas destinadas à prática do exercício físico e da atividade desportiva apresentam muito melhores condições de salubridade e garantias de prevenção do estabelecimento de cadeias de transmissão da COVID-19 do que algumas das atividades que, no presente estado de calamidade, se podem desenvolver em espaços cobertos, como viagens, comércio local, atividades letivas em sala de aula, restauração, etc.”, defenderam.

Esta terça-feira, às 11h00, as três federações e a AGAP promovem uma conferência de imprensa conjunta virtual, através da aplicação Zoom, para debater a situação.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 12€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários