Congresso da APTN: “Os que atingem o nível de excelência são sempre um número reduzido”, afirma Luís Rama

  •  
  •  
  •  

Luís Rama, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, considera, na sua comunicação do 43.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN), que “no universo desportivo, dentro da massa de praticantes, os que são reconhecidos e atingem o nível de excelência são sempre um número muito reduzido”.

Sob o tema “Preditores de sucesso em jovens nadadores portugueses. Filme com final antecipado?”, o preletor refere que “a identificação e seguimento de talentos em natação tem estado no foco de pesquisa nas últimas décadas”, apontando que “o perfil antropométrico, a habilidade técnica, as características biofísicas, combinados com a determinação do estádio maturacional, têm sido especialmente enfatizados”.

Para Rama, “a tentativa de desenvolver modelos explicativos do desempenho tem sido recorrente”, havendo “menor atenção à influência do perfil psicológico e ao ambiente social”. Contudo, para o orador, “a eficácia destas estratégias, na predição da excelência, permanecem discutíveis”.

Esta conferência pode ser vista aqui na íntegra.

O congresso da APTN de 2020 está a realizar-se em versão online, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19), cujas inscrições continuam abertas até 3 de julho.

Inscreva-se aqui.

As comunicações estarão disponíveis até 31 de julho.

O Chlorus, jornal online de Natação, é parceiro Media do evento pelo quarto ano consecutivo e está a fazer a cobertura dos melhores momentos do congresso que conta com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas.

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários