Congresso da APTN: Jorge Morais e a “Caracterização e modelação de parâmetros de ritmo competitivo na natação”

  •  
  •  
  •  

Jorge Morais, professor do Departamento de Ciências do Desporto do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), é um dos preletores do 44.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN), que se vai realizar em Lisboa de 1 a 3 de outubro.

O investigador e membro do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) faz a sua apresentação faz a sua apresentação no dia 2 de outubro, pelas 10h00, com o tema “Caracterização e modelação de parâmetros de ritmo competitivo na natação”, no âmbito “Planear o Futuro”.

Com o apoio institucional da World Swimming Coaches Association (WSCA), a APTN vai integrar neste congresso a primeira edição da Conferência Europeia de Treinadores de Natação, no âmbito de Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021 (ACES Europe e Portugal).

A iniciativa reúne o apoio de várias organizações nacionais e internacionais da área desportiva, formativa e tecnológica.

Este será o primeiro evento formativo de nível europeu que irá reunir em Portugal a elite dos treinadores, dirigentes e investigadores da área da natação e das atividades aquáticas.

O congresso, que decorrerá no auditório do Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), será, segundo Aldo Costa, presidente da APTN, particularmente especial por dois motivos: “Primeiro, porque ansiamos pelo retorno à formação presencial, o que nos permitirá beneficiar de um ambiente incomparável de proximidade, partilha e interação com a nossa comunidade técnica. Considerando que as atuais medidas de contingência poderão limitar a lotação do auditório, a participação online será uma alternativa possível. Segundo, porque acolhemos a I Conferência Europeia de Treinadores de Natação [I European Swimming Coaches Conference (ESCC)], em parceria com a World Swimming Coaches Association (WSCA), a Federação Portuguesa de Natação (FPN), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e vários outros parceiros nacionais e internacionais que nos apoiam nesta iniciativa inédita”.

Nos dois primeiros dias ocorrerá a ESCC, com várias conferências, entrevistas e mesas redondas (na língua inglesa) – no dia 1 de outubro o foco será sobre a predição, a planificação e a implementação de programas de treino eficazes, enquanto no dia 2 de outubro serão abordados temas como a monitorização do treino e a eficácia da intervenção do treinador.

Já na língua portuguesa, o último dia de congresso fica reservado ao ensino da natação e para a gestão e direção técnica de clubes e escolas de natação.

O líder associativo adianta que “o alargado painel de oradores será composto por treinadores, nadadores, investigadores e especialistas de dimensão internacional, que irão proporcionar uma experiência formativa extraordinária”.

Haverá a possibilidade de submissão de comunicações orais livres, que serão disponibilizadas em formato vídeo a todos os participantes, e depois publicadas na forma de resumo na revista Motricidade.

“Valorizar a prática baseada na evidência é uma qualidade que nos caracteriza desde 1977. Mas outras valias contribuirão igualmente para o sucesso da marca ‘Congresso da APTN’ ao longo dos anos, designadamente a oportunidade de convívio com os pares e o reconhecimento público do mérito”, refere Aldo Costa.

Pela primeira vez, será reconhecida a competência pedagógica do professor de natação no seu efeito na aprendizagem dos alunos, na sua segurança aquática, na sua qualidade de vida e na sua formação desportiva de base.

“Colocamos neste evento uma enorme expectativa, sobretudo na sua presença”, conclui o presidente da APTN na sua mensagem de boas-vindas publicada no site do congresso.

Até 17 de setembro, as inscrições de participação presencial (lugares limitados) têm um custo de 40 euros, enquanto as de participação à distância (livestream) é de 25 euros.

O Chlorus é parceiro media do evento.

Clique aqui para ver o site do congresso, onde dispõe de todas as informações, programa e bilhetes (presenciais e online).

Mais de 10 mil leitores não dispensam o Chlorus.
Fazer jornalismo de Natação tem um custo e por isso
precisamos de si para continuar a trabalhar e fazer melhor.
Torne-se nosso assinante por apenas 10€ por ano e
tenha acesso a todos os conteúdos Premium.



Comentários